Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Brasil e Mundo

Internautas pedem Joaquim Barbosa e General Augusto Heleno para presidência do Brasil

Publicado

em

Assim como ocorre com o General Augusto Heleno, o ministro Joaquim Barbosa também é solicitado por milhões de internautas em milhares de comunidades e grupos das redes sociais para se candidatarem a presidência da nação.

A maioria, em face das últimas ‘estrepadas do STF’, é da opinião de que os militares deveriam tomar o controle antes que a coisa fique pior. Porém, uma boa parcela ainda acredita na democracia como está, combalida, e esperam que os dois se unam para concorrer nas próximas eleições.

O prazo para a candidaturas deles de outros é até 05 de Abril. Portanto, neste mês de março muitas água vão rolar literalmente.

Contudo, o ministro planeja deixar o STF ainda no primeiro semestre e age para criar condições para uma candidatura, mas, alguns dizem que ele deixará o plano eleitoral para 2018

Encerrada a etapa de análise dos embargos infringentes do julgamento do mensalão, o presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, ainda permanece em cima do muro quando o assunto é seu futuro político. Ainda assim, o ministro já trabalha nos bastidores todas as condições para se lançar candidato a um cargo público, mesmo que essa investida ocorra somente em 2018.

2014 ou 2018? Qual a sua aposta caro leitor?

Auxiliares de Barbosa dizem que um projeto eleitoral já em 2014 ainda não está 100% descartado, mas admitem que as conversas caminham com mais força para uma empreitada eleitoral só mesmo em 2018. Dizem que Barbosa se mostra preocupado com a imagem de que teria usado o julgamento do mensalão como palanque eleitoral. Até lá, o presidente do Supremo se dedicaria à criação de um instituto, à frente do qual poderia se manter em evidência na cena política nacional.

Nos corredores do supremo…

Nos corredores do tribunal, a avaliação é que Barbosa tem se mostrado cada vez mais inconformado com as mudanças no julgamento, o que poderia servir de argumento para sua saída da Corte. Outros afirmam que Barbosa ficaria incomodado em ser liderado por Ricardo Lewandowski, que assume a presidência do tribunal em novembro.

Várias manifestações de Barbosa nos últimos dias ajudaram a alimentar a tese de que ele aproveita a vitrine à frente do tribunal. Na última quarta-feira, Barbosa criticou duramente o voto do ministro Luís Roberto Barroso. Barroso absolveu o ex-ministro-chefe da Casa Civil José Dirceu, o ex-presidente do PT José Genoino e o ex-tesoureiro do PT Delúbio Soares e outros cinco réus pelo crime de formação de quadrilha. Barroso também criticou o que ele chamou de exacerbação da pena originária de quadrilha.

Em resposta ao ministro Barroso, Barbosa classificou o voto do colega de “político”. “Leniência (criticada por Barroso) que está encaminhando com a contribuição de vossa excelência. É fácil fazer discursos políticos e contribuir para aquilo que se quer combater”, disse Barbosa. As declarações do presidente do STF criaram mal estar na corte.

(Com informações do Blog do Kennedy/IG)

Continue lendo

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.