Educação
Educadores de Iporá irão levar projeto contra o bullying para as salas de aulas

O objetivo é um só: prevenir o bullying. O Projeto “Tosco Em Ação”, que agora é aplicado para o Ensino Médio em Goiás trabalha com toda a comunidade escolar em busca de minimizar qualquer tipo de violência dentro da escola. A maioria dos 40 municípios do Estado já está capacitada e agora estão prontos para multiplicar a mensagem do “Tosco” junto aos estudantes.
Iporá, Morrinhos, Água Limpa, Rio Verde, Itapuranga e Rubiataba, e Uruaçu, são alguns exemplos de cidades que já formaram professores no projeto “Tosco Em Ação”. Para a maioria dos profissionais da educação, o projeto tem sido eficiente desde 2013, quando aplicado ao Ensino Fundamental de Goiás.
“A apresentação de relatos de professores que participaram do Projeto Tosco em 2013, contribuíram para que os professores percebessem que é possível integrar o Projeto Tosco ao Caderno Educacional. Estou com muita esperança de que o Projeto Tosco, nas turmas de Ensino Médio, será um sucesso”, relata Josefa Pereira de Araújo, responsável por capacitar professores em Iporá.
Em Rio Verde, “Houve uma participação surpreendente por parte dos professores”, conta Lélia Rute Ribeiro do Prado. “Foi um sucesso! Muita motivação e entusiasmo para a realização do Projeto nas turmas de Ensino Médio”, compartilhou da mesma opinião a professora Gilma Lacerda de Itapuranga.
Para Adriana Pires, de Uruaçu, a tendência é que o projeto traga bons frutos para o convívio escolar e a vida dos estudantes. “A Capacitação foi muito produtiva e estou bem entusiasmada com as próximas etapas do Projeto. Ao todo, doze Unidades Escolares da regional já estão participando do Projeto Tosco”, afirma Adriana Pires, da cidade de Uruaçu.
“Tosco Em Ação” em Goiás
“Tosco” é o nome do livro e do personagem principal da história criada por Gilberto Mattje, que serve para levar aos jovens uma reflexão em relação à vida. A publicação alerta os adolescentes sobre suas escolhas e os leva a pensar sobre as responsabilidades.
No estado de Goiás, anteriormente, quando o projeto foi aplicado aos alunos do Ensino Fundamental, 95% dos professores afirmaram, perante a pesquisa desenvolvida pela Editora Alvorada, que a maioria dos alunos leram o livro Tosco, e que isso serviu de reflexão para as atitudes dos jovens na escola.
O “Tosco Em Ação” já atuou em Mato Grosso do Sul, Paraná, Roraima, Santa Catarina, Rio Grande do Sul, Piauí e Goiás e envolveu mais de 500 mil pessoas. Pesquisas gerais, realizadas nestes sete estados, apontam que 77% dos entrevistados mudaram a conduta para melhor após a participação do projeto.
Serviço – Para conhecer melhor sobre o projeto “Tosco Em Ação” acesse o site da Editora Alvorada www.editoraalvorada.com.br ou entre no Facebook do “Tosco” www.facebook.com.br/livrotosco
