Artigos e opinião
Cidadania, O Que é?
Muito se tem discutindo o conceito de cidadania entre os aspectos mais importantes na sociedade atual, os elementos que a compõem, e o que se tem a praticar para ser um bom cidadão. Neste pequeno texto proponho uma breve conceituação de cidadania a partir de alguns aspectos históricos, desde tempos remotos aos dias atuais. Entretanto, faz – se necessário um breve questionamento.
Cidadania o que é? Cidadania é composta por Direitos e Deveres de um cidadão, ou Cidadania é respeitar e participar das decisões de uma sociedade ou até mesmo podemos conceituar, cidadania é não sujar as ruas, placas de sinalização de trânsito e ajudar um idoso a atravessar a rua. Entretanto, pode se dizer que todos estes conceitos resumem a uma só frase: democracia é respeito ao outro.
A cidadania teve seus princípios na Grécia clássica pelos idos do século V a. c., Daí espalhou por toda a Europa. Ser cidadão na Idade Antiga significava participar da vida política da sociedade, mas nem todo indivíduo era considerado cidadão, somente os homens de maior idade e proprietários de terras, desde que não fossem estrangeiros.
Portanto, ao longo da evolução vem se cada vez mais a discutir a cidadania, a constituição de 1988 diz que cidadão é todo indivíduo capaz de exercer o conjunto de direitos e deveres, é o direito de ir e vir do indivíduo. No entanto, a nossa sociedade que se quer democrática, deixa muito a desejar pois, só se cumpre a democracia se há cobrança e/ou punições por parte de autoridades ditadas por regras de condutas, códigos de leis, leis que devem ser cumpridas em prol ao benefício e o bem estar do cidadão e da sociedade como um todo. Podemos sintetizar que ser cidadão é respeitar o direito do outro e de todos os elementos que constituem o núcleo social coletivo. A nossa sociedade é constituída por indivíduos que compõem grupos sociais diversificados dentre um grande coletivo que é a sociedade. Entretanto, cada indivíduo é diferente um do outro os quais se interligam por laços de convivência ou não. Essas diferenças compostas por indivíduos que possuem características individuais diversificadas podem ser um fator positivo ou negativo dependendo da forma de como age o ser humano. Dentre o fator positivo dessa diversidade estão as constantes inovações e renovações aos anseios coletivos e individuais que alimentam o todo social. O indivíduo ao nascer herda características e valores, valores culturais e de princípios existentes no seio familiar, o primeiro grupo ao qual pertence. Ao dar os primeiros passos rumo à escolha dos grupos sociais aos quais fará parte em sua caminhada existencial agrega valores adquiridos junto ao meio a qual se interage. A vida em sociedade pode trazer inúmeros benefícios ao cidadão dependendo da consciência de cada um mediante seu papel junto aos anseios sociais.
Para vivermos em uma sociedade harmoniosa, é preciso, respeitar o espaço do outro, é preciso cooperar com o outro para se obter um bom relacionamento, pois, a falta dele, seja pessoal ou interpessoal pode gerar conflitos. Ser cidadão em tempos atuais requer exercer cidadania e cidadania é respeitar o próximo, mediante suas diferenças, sejam elas sexuais, de cor, e de gênero, dentre outras. A sociedade contemporânea diferente da sociedade antiga requer liberdade, liberdade de expressão, de escolha. Porém, toda sociedade como já dito acima requer obrigações, o que não deixa de ser lamentável, para que o cidadão exerça deveres ou até mesmo seus direitos é preciso, ditar leis e fazer cumpri-las. Nem mesmo o direito ao voto, que muitos interpretam como dever, interpretação equivocada, se não for por intermédio da lei não se cumpre. Porém, o voto é um direito, direito seu, meu, nosso, de escolher nossos representantes, o que é preciso é se conscientizar e fazer valer sua escolha através do voto, direito conquistado pelo cidadão. Meu intuito neste pequeno texto é levar o cidadão a reflexão ao cumprimento da cidadania, ser cidadão é respeitar a si e o outro, respeitar as leis e os códigos de condutas, sem precisar esperar ser obrigado.

Elizangela Vilela de Almeida Souza, Instrutora teórica de trânsito, com o curso cidadania e meio ambiente, Especialista em Formação docente em História africanas e afro-americanas.

