Educação
Estudantes do IF Goiano de Iporá participaram de evento internacional de Software Livre
Uma turma de 18 alunos do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) – Câmpus Iporá participou da X Conferência Latino-americana de Software Livre, que aconteceu em Foz do Iguaçu (PR) no mês de Outubro. Os estudantes são dos cursos superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas e técnico em Informática.
Acompanhados pelos professores Rafael Feitosa, Amaury Carvalho e Maxwell Grande, os alunos conheceram novidades em software livre, por meio de palestras, mesas-redondas, minicursos, workshops, entre outras atividades.
“O contato com tecnologias abertas, desenvolvidas por comunidades no Brasil e em outros países da América Latina, é muito importante para a formação atualizada de alunos com relação a esse tema, que é uma tendência da área e do mercado”, explicou o professor Rafael Feitosa.

Softwares livres
Os softwares livres são programas com código aberto, que podem ser estudados, modificados e distribuídos com modificações por qualquer pessoa, além de serem livres para utilização para qualquer propósito. Essa liberdade possibilita que os programas sejam aprimorados de forma coletiva.
Latinoware
A Conferência Latino-Americana de Software Livre, também conhecida como Latinoware, é o maior evento sobre o tema da América Latina. O objetivo do evento é abrir espaço para discussões e reflexões sobre a utilização do software livre na América Latina, além de promover a integração e valorização latino-americana. Em 2013, a décima edição do evento bateu recorde de público, com 4.620 participantes de todos os estados brasileiros e do exterior.
A Latinoware é organizada pela Itaipu Binacional, Fundação Parque Tecnológico Itaipu – Brasil, Companhia de Informática do Paraná (Celepar) e Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro), com o patrocínio da Fundação Banco do Brasil, da Caixa Econômica e do Governo Federal.

