Artigos e opinião
20ª Caminhada Ecológica – de 19 a 23 de julho de 2011
A Caminhada Ecológica que no inicio parecia ser uma idéia absurda, hoje é a maior do gênero na América Latina. Teve início em 27 de julho de 1990, com a participação de Antônio Firmino de Lima, o Donca, que fez sozinho, o percurso entre Goiânia e Aruanã.
O percurso não mudou em nada nesses 20 anos, com início em Goiânia e, após passar por nove municípios, o evento termina com o banho nas águas do Rio Araguaia, em Aruanã. São 330 km percorridos em 05 dias, em média cada participante caminha 70 km por dia.
Nesses anos de caminhada, foram criados símbolos, como a bandeira com o desenho do jaburu que é aberta e carregada pelos atletas assim que estão entrando nas cidades; o troféu jaburu que é entregue aos prefeitos de cada um dos municípios e o hino, cuja letra da música Andarilho da Natureza é de Luiz Cláudio Araujo, ex-gerente de marketing da Organização Jaime Câmara (OJC).
No início, os atletas eram convidados e só apresentavam atestado médico. Hoje, passam por criteriosa avaliação médica e são acompanhados por especialistas de outras áreas para que tenham segurança e bom desempenho. Pelo caminho, os atletas ainda não tinham a acolhida que hoje desfrutam e na ausência de referências sobre o tema, a presença das instituições de ensino – hoje é a Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO) e a Secretaria da Educação do Estado de Goiás (SEE)- foram essenciais.
O principal objetivo desta Caminhada é fazer uma alerta á sociedade para a importância de preservar a natureza, em especial o Rio Araguaia e o Cerrado. Além de permitir a cada passo percorrido momentos de aprendizado, reflexão e conscientização. Essa louvável iniciativa e sua continuidade ao longo de todos esses anos merecem aplausos. Mais que um desafio de esforço físico, é o encontro entre o conhecimento dos limites do próprio corpo, da natureza e de todas as questões referentes ao grande desafio atual da humanidade: cuidar do meio ambiente.
Pelo segundo ano consecutivo, a Caminhada Ecológica possui um site exclusivo, com fotos, vídeos, textos e mensagens para ampliar o alcance e divulgar o ideal universo que Donca soube um dia pressentir como ninguém. Na página www.caminhadaeco.com.br é possível ficar por dentro de tudo que acontece durante esses 05 dias, além das redes sociais como: Facebook, Youtube e Twiter, com a possibilidade de receber mensagens, via SMS, para pessoas cadastradas no site do evento.

