Artigos e opinião
2011, Ano internacional da química
ONU declara 2011 o Ano internacional da Química. Evento celebrará as contribuições dos químicos para o bem-estar da humanidade e marcará o 100º aniversário do Prêmio Nobel de Marie Curie
A Química é a base da vida. Toda matéria encontrada no universo é composta pelos elementos químicos e sua combinação molecular, representada por desde gases vitais como o oxigênio e a amônia, até estruturas de enorme complexidade como o DNA e as proteínas.
Sua diversidade tem esplendor na natureza e nas inúmeras possibilidades de composição de materiais para as mais diversas aplicações, a exemplo de medicamentos, alimentos, novos materiais, ligas metálicas e energia.
“Há dois tipos principais de percepção equivocada sobre a química. Uma delas ocorre porque a química é vista como uma ciência central, em conexão com todos os outros campos científicos.Essa é uma característica maravilhosa, mas há o perigo de que com isso a química se torne difusa e perca sua identidade”.
O outro tipo de percepção equivocada, é especialmente difundido entre o grande público. Em muitos países, particularmente nas nações ocidentais, uma grande porcentagem da população associa a química com questões como degradação ambiental e câncer, é preciso mostrar que a química será essencial para resolver problemas que incluem a “energia, o desenvolvimento sustentável, a saúde, os materiais e a produção de alimentos”. 
A química é fundamental para a nossa compreensão do mundo e do cosmos. As transformações moleculares são centrais para a produção de alimentos, medicina, combustíveis e inúmeros produtos manufaturados e naturais.
Destaque também para o evento que acontece essa semana em Goiânia SBPC.
A Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC) é uma entidade civil, sem fins lucrativos nem cor político-partidária, voltada para a defesa do avanço científico e tecnológico, e do desenvolvimento educacional e cultural do Brasil. Desde sua fundação, em 1948, a SBPC exerce um papel importante na expansão e no aperfeiçoamento do sistema nacional de ciência e tecnologia, bem como na difusão e popularização da ciência no País
O melhor da ciência brasileira num único lugar
A exposição foi aberta na segunda-feira, dia 11, às 9h30, e partir de então funcionará até sexta-feira, dia 15, das 10h às 19h. Serão mais de 100 expositores, entre instituições de pesquisas e universidades, órgãos governamentais e empresas, com estandes instalados em tendas climatizadas e wireless (acesso à internet sem fio), numa área total de 6.000 metros quadrados. Eles irão apresentar novas tecnologias, produtos e serviços
http://www.sbpcnet.org.br/site/home/

