Saúde
Voluntários realizam trabalho ambiental
Com 53 oficinas sendo desenvolvidas, o CECONJ (Centro de Educação e Convivência Juvenil Elias Araujo Rocha), beneficia inúmeras famílias através da capacitação em diferentes modalidades. Uma destas, é realizada por um grupo de voluntários às margens do córrego Tamanduá, e tem como objetivo, a recuperação das margens que sofreram deteriorações por interferência humana.
O projeto “Reflorestar – A Natureza Pede Socorro”, teve início no mês de Maio do corrente ano e atua sob a coordenação da professora Rosenilda, ex-diretora do colégio Ariston Gomes da Silva, à frente de outros 12 integrantes.
De acordo com Maiara Francielle, uma das voluntárias, o projeto ajuda a recompor outras regiões como, o Rio Caiapó que sofreu vários danos principalmente com a construção da usina hidrelétrica.
A princípio, os integrantes juntamente com a coordenadora fizeram um levantamento florístico, que nada mais é, do que identificar as espécies de um local ainda preservado, para se verificar quais espécies eram típicas dos pontos que serão recuperados. Em seguida, foram analisadas as três nascentes do córrego que fica nas proximidades da comunidade Jacinópolis, no município de Iporá.
Avaliou-se também a qualidade da água do córrego Tamanduá em diferentes pontos, tanto na nascente quanto no momento em que o mesmo deságua no Ribeirão Santo Antonio. O objetivo da coleta era verificar o PH da água bem como o grau de contaminação de cada um dos locais.
Outra ação desenvolvida pelo grupo, consistiu na coleta de sementes de árvores do local que foi feito o levantamento florístico. A preocupação maior nessa etapa, era observar o período propício para o plantio das mudas, visando o desenvolvimento das mesmas.
Sabendo-se o quanto esse projeto é extenso, é necessário que população de Iporá conscientize-se da importância da recuperação das áreas degradadas, evitando a poluição e os desmatamentos. Apesar do grupo ser pequeno, o trabalho e a diferença já são notados. Portanto, abrace o slogan do projeto “A Natureza Pede Socorro”, e faça a sua parte.
{jcomments on}