Educação
Veja como inscrever novos alunos na rede estadual
A Secretaria de Educação está recebendo solicitações de novos alunos para a rede estadual até o dia 30 de dezembro. O estudante deve ligar para o telefone 0800-6456556 ou acessar a Internet, no site www.matricula.go.gov.br. O call center destinado para as matrículas funciona de 8 às 20 horas, de segunda a sexta-feira, e de 8 às 14 horas no sábado. Ele tem capacidade de atender 130 ligações simultaneamente. São considerados novos alunos aqueles transferidos das redes de ensino federal, municipal ou particular, oriundos de outros estados, que estão iniciando a vida escolar ou que abandonaram os estudos em qualquer ano letivo. Estudantes que já estão na rede têm sua matrícula renovada automaticamente.
Demanda atendida
A secretária de Educação, Milca Severino, argumenta que o Estado tem capacidade para abrigar toda a demanda. “Todas as solicitações de vagas serão atendidas. Apenas pedimos a compreensão dos pais no caso em que uma solicitação de vaga em determinada escola não seja atendida, o aluno possa ser alocado em outra. Não deixem de matricular seus filhos, o Governo de Goiás garante vagas para todos”, expõe.
Na solicitação é imprescindível que o estudante tenha em mãos seus documentos pessoais e indique três opções de unidades escolares, na ordem de sua preferência, para ser alocado. É importante ainda que os novos estudantes após efetuarem esse primeiro cadastro, confirmem sua matrícula no período entre 7 e 14 de janeiro. Isto pode ser realizado via telefone ou internet (www.matricula.go.gov.br), onde devem checar a escola na qual vão estudar e em seguida ir até o local com a documentação necessária.
A idade mínima para entrar na rede é de seis anos completos, ou a ser completados na vigência do ano de 2011. Para ingressar no EJA/Ensino Fundamental o estudante deve ter no mínimo 15 anos completos. No EJA/Ensino Médio a faixa etária mínima é de 18 anos. Apenas aqueles alunos com mais de 14 anos podem solicitar a matrícula no turno noturno.
O aluno do ensino regular que queira ingressar na Ensino de Jovens e Adultos – EJA deve estar, no mínimo, há seis meses afastado da escola, para poder solicitar vaga. Esta condição será comprovada na unidade de ensino no momento da efetivação da matrícula. Caso o estudante não tenha tal comprovação, não poderá efetivar a matrícula.
Para a efetivação da matrícula é necessário apresentar o RG ou Certidão de Nascimento, comprovante de endereço e documento que comprove a escolaridade, tal como boletim, declaração de transferência ou histórico escolar.
Fonte: www.aparecidanet.com.br
{jcomments on}