Acompanhe também as nossas redes sociais

Cultura

Território Médio Araguaia realiza plenária

Publicado

em

 

Com o tema, “Importância das Câmaras Temáticas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Fortalecimento da Agricultura Familiar”, aconteceu e finaliza-se hoje (30), mais uma plenária do TMA (Território Médio Araguaia).Organização criada com o intuito de descentralizar recursos e ouvir na base da agricultura familiar as necessidades de cada município, bem como de elaborar projetos com vista ao desenvolvimento da agricultura familiar.

Na ocasião foram debatidos “a importância das Câmaras Temáticas, que serão equipes com multiprofissionais colocados em cada município para assessorar os produtores, para o desenvolvimento rural sustentável, Gestão Social e Participação Democrática: Desafio para o Desenvolvimento Rural Sustentável, entre outros.
O delegado adjunto do MDA Edilson Coelho de Almeida iniciou sua fala comentando a importância de se conhecer as políticas publicas de cada município para assim oferecer bases de ação conforme o ritmo da região, e ainda aprofundar tais conteúdos nos municípios, “quando se melhora a vida das pessoas a cidade acompanha esse ritmo”, citou.
É lamentável que nesta plenária apenas 8 cidades se fizeram presentes dos 19 municípios que compõem o Território. Arenópolis, Aragarças, Bom Jardim de Goiás, Córrego do Ouro, Diorama, Fazenda Nova, Iporá, Israelândia, Jaupaci, Jussara, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Baliza, Piranhas, Santa Fé de Goiás, Doverlândia, Buriti de Goiás e Amorinópolis; ausência apenas de Doverlândia e Novo Brasil.
Desde 2003 que são investidos recursos no Território Médio Araguaia, teve municípios que foram mais, outros menos, contemplados e outros que nada receberam, seja por questões técnicas ou mesmo pela não participação das atividades do TMA, mas estão em execução projetos como casas do mel e os entrepostos; na área da bovinocultura do leite e da mandiocultura.
Aprovado os projetos pelo Conselho Estadual, os bens são repassados aos conselhos municipais de desenvolvimento rural e estes então entregam para a entidade beneficiada e gestora. Um dos projetos apresentados pelo IBRACE e que é coordenado por Irene Maria, foi o “Agente Jurídico Popular”, que tem como objetivo capacitar lideranças da sociedade civil para o conhecimento jurídico básico em 7 módulos, um dos critérios para a seleção do curso é não ser ligado a área jurídica.
Conforme a Assessora Técnica Silda Lorena o foco do território esta sendo colocar em funcionamento o Centro de Comercialização a ser gerenciado pela COOPERCOISA. Semelhante a este existem mais dois centros, um em Jussara e outro em Piranhas que nunca funcionaram, “a esperança é que por Iporá ser um pólo comercial o plano de ação possa se desenvolver e puxar os outros”, afirmou.
Até o dia 31 de Dezembro o prefeito José Antônio deverá estar entregando o órgão e confeccionando um termo de comodato a Coopercoisa, que oficializa a administração da cooperativa.
O total dos dezenove municípios da região filiados à AMMA (Associação dos Municípios do Médio Araguaia) totaliza uma extensão de 23.853,50 km², em torno de 2.385.350 ha. que de acordo ao IBGE – Censo/2000, a sua população é de 138.205 habitantes, sendo 31.177 habitantes na zona rural (22,55%) e 107.028 habitantes na zona urbana (77,44%). O Território Médio Araguaia, além dos centros urbanos, é controlado por 7.366 proprietários rurais, dos quais 2.401 são pequenos (32,60%), 3.687 médios proprietários (50,07%) e 1.275 grandes fazendeiros (17,31%).

Confira a programação: Território Médio Araguaia
Plenária: Importância das Câmaras Temáticas para o Desenvolvimento Rural Sustentável e Fortalecimento da Agricultura Familiar
29 e 30  de novembro de 2010
Objetivo Geral:
•Estimular o Desenvolvimento Rural Sustentável, por meio da auto-organização bem como ampliar o acesso às políticas públicas, possibilitando o fortalecimento da Agricultura Familiar com equidade, inclusão e redução da fome e da miséria.
Objetivos Específicos:
• Pensar o desenvolvimento, a partir de uma construção social remetida à ação dos sujeitos do campo;
• Criar estratégias “que gerem poder de baixo para cima” por meio dos Colegiados;
Resultados Esperados:
•Fortalecimento dos Colegiados Territoriais;
•Garantia de espaços para organização da Agricultura Familiar;  
•Participação efetiva das organizações nos Colegiados Territoriais por meio da democratização da gestão, de forma a garantir um ambiente institucional que dê amparo à implementação das políticas de Desenvolvimento Territorial Sustentável;
•Fortalecimento e ampliação da representatividade na formulação, implementação e gestão das políticas públicas em todos os níveis;
•Ampliação da participação das organizações nos espaços de elaboração, gestão e avaliação das políticas públicas;
• Empoderamento dos Atores Sociais e das Famílias Agricultoras.
Data: 29 de novembro de 2010
Local:
09:00 – Início da Atividade:  Objetivo da Atividade;
Apresentação da Pauta;
Apresentação dos Participantes
09:30 – A importância das Câmaras Temáticas para o Desenvolvimento Rural Sustentável;
10:00 – Debate
10:30 – Gestão Social e Participação Democrática: Desafio para o Desenvolvimento Rural Sustentável
11:10 – Debate
12:00 – Almoço
13:30 – Trabalho em Grupo: Como o Colegiado Territorial percebe as Câmaras Temáticas no Desenvolvimento Territorial Sustentável?
14:10 – Apresentação dos Trabalhos
14:40 – Debate
15:00 – Trabalho em Grupo: Quais as Câmaras Temáticas são importantes no Território para o Desenvolvimento Territorial Sustentável e Construção de Políticas para o Fortalecimento da Agricultura Familiar?
16:00 – Cafezinho
16:20 – Apresentação  dos Trabalhos
16:50 – Aprovação pela Plenária das Câmaras Temáticas Territoriais
17:20 – Encerramento
19:00 – Jantar
30 de novembro de 2010
08:30 – Eleição do Assessor Técnico Territorial
9:30  – Apresentação do Projeto “ Agente Jurídico Popular”
11:30 – Avaliação da atividade
12:00 –  Encerramento
12:30 – Almoço

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.