Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Cultura

Temporada do Araguaia tem reforço de fiscais ambientais

Publicado

em

A Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Estado de Goiás (Semarh) desenvolve para a Temporada de Praia do Rio Araguaia, em julho, um trabalho intensificado de conscientização dos turistas que visitam a região. Para isso, a Secretaria reforçou sua equipe de fiscais ambientais com 30 servidores, que ficarão durante todo o mês nas praias e acampamentos para desenvolver um trabalho de educação ambiental junto aos turistas, pescadores e ribeirinhos.

Um dos tópicos principais abordados trata da destinação correta de recicláveis e do lixo produzido nos acampamentos. O trabalho começou em maio com a população local. O gerente de Educação Ambiental da Semarh, Rafael Fernandes Villela, diz que o foco deste ano é conscientizar estudantes, as comunidades e os barqueiros sobre a destinação correta do lixo, principalmente os recicláveis. “Notamos que este tem sido um problema recorrente ao longo dos anos. Nosso trabalho busca uma reflexão acerca das práticas de quem acampa no rio”, afirma.

Já a superintendente de Fiscalização, Gabriela de Val Borges, lembra que os servidores convocados vão apenas auxiliar o trabalho da fiscalização. “É bom que a população saiba que somente os fiscais têm o poder de autuar as infrações contra o meio ambiente”.

Na atual gestão, a Semarh tem orientado e fiscalizado todos que utilizam o Rio Araguaia, a lazer ou para o próprio sustento. O secretário Leonardo Vilela tem declarado que as ações de educação ambiental representam um dos três pilares de atuação da Semarh. Os outros são a Gestão Transparente e Eficiente e o Desenvolvimento Sustentável. Ele acredita que as comunidades ribeirinhas e os estudantes sabem da importância de se preservar seu bioma, até mesmo para manter sua renda. “Eles praticam o ato de preservar cotidianamente”, conclui.

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.