Acompanhe também as nossas redes sociais

Educação

Solenidade abre a Semana Nacional da Leitura e da Literatura

Publicado

em

Após meses de preparo, empenho, suor e lapidação de talentos, a Semana Nacional da Leitura e da Literatura foi oficialmente aberta em um espetáculo à parte, realizado na noite de ontem (9) na Mansão Casa Verde. A solenidade trouxe um pouco do que será os 5 dias de evento, e espera receber mais de 500 pessoas entre visitantes e participantes.
Sobre o embalo do quarteto feminino, “Flor Essência” do Seduc (Centro de Estudo e Pesquisa Ciranda da Arte), e a declamação da Poesia de Cordel – Iporá, de Zilda Silva Barbosa, pela aluna Tatiane Carvalho, a solenidade emocionou e contagiou a todos com a chegada do mundo mágico de Monteiro Lobato e dos contos de fadas, expresso em crianças mini-emilias, princesas, caçadores, bruxas, macacos e tantas outras figuras que povoam e mechem com o imaginário de crianças e até mesmo de idosos.
Um dos pontos altos do evento, veementemente aplaudido, foi uma coreografia apresentada por idosos e pessoas especiais do CAEE (Centro de Atendimento Educacional Especializado), que demonstrou e valorizou o poder da inclusão no ambiente da leitura.
Durante a fala das autoridades, o Subsecretário Regional de Educação de Iporá, Adeilton José, ressaltou a importância do evento pontuando os objetivos deste como um estimulador do convívio entre o estudante e o livro,  destacando ainda sua relevância para o desenvolvimento cognitivo e a conquista da autonomia das crianças e jovens, “Esse é um momento histórico para reflexão acerca do saber e da construção deste”, disse.
O prefeito José Antônio, ao fazer uso da palavra, expressou a felicidade de estar sediando o encontro e citou este como parte das comemorações dos 62 anos de emancipação política de Iporá. A ausência da comunidade na solenidade tambem foi questionada pelo líder municipal, “Desejo que o evento corresponda às expectativas a fim de justificar sua realização, e que todos possam vir e desfrutar da arte do ensinar e do aprender”.

O festival

Outra importante ação da Semana Nacional de Leitura e Literatura  é o Festival Infantil e Juvenil de Contadores de Histórias, Contadores de Causos e Declamadores de Poemas, desenvolvido a partir do projeto Praça, leitura e magia, que envolve estudantes do 5º ao 9º ano do Ensino Fundamental da rede estadual de ensino em todo o Estado. Para a etapa final do Festival, 39 Subsecretarias Regionais de Educação participaram trazendo o estudante com mais habilidade em cada uma das três categorias do Festival: Contadores de História, Contadores de Causo e Declamadores de Poema. Os primeiros colocados de cada categoria ganharão um notebook; os segundos colocados ganharão uma máquina fotográfica e os terceiros colocados, um Ipod.

O evento

Entre as atrações do evento, um dos destaques será a palestra aberta ao público com o escritor Pedro Bandeira, autor de literatura juvenil mais vendida do Brasil e que escreveu livros como “A Droga da Obediência”, “A Marca de uma Lágrima” e a série “Os Karas”.
A programação conta com palestras e encontros com escritores e ilustradores, apresentações artísticas, espetáculos teatrais e circenses, gincanas culturais e esportivas, recitais de poesia, oficinas para professores e estudantes; momentos de leitura, distribuição de livros para crianças das escolas públicas estaduais, feira de livros, encontros com escritores e ilustradores entre outras. O cantinho de leitura “Monteiro Lobato” é uma das sensações do encontro. Um show intitulado “Goiás é mais”, com Marcelo Barra de Goiânia no dia 12, sábado, encerrará o evento.

 

 

 

Confira a programação logo a baixo e participe:

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.