Política
Secretario de Agricultura anuncia implementação da lavoura comunitária
Em entrevista ao Jornal das 11, da Radio Nova Onda Fm,o Secretario de Agricultura de Iporá,Luis Carlos, anunciou a implementação do plantio da safra 2010/2011 do programa Lavoura Comunitária em Iporá.
Conforme o secretario, o programa que a cerca de 20 anos atua em Iporá, beneficia atualmente 140 famílias carentes, abrangendo 10 setores em Iporá. O contrato de dois anos foi firmado em uma propriedade rural localizada próximo a Goiaporá, a antiga fazenda do Dr. Cesar, e conta com 70 hectares, inclusive o primeiro corte desta já foi feito. O tamanho da área é determinado pelo governo, mas por alqueires trabalham 10 famílias.
Para essa safra o governo disponibilizou 102 mil sacas de fertilizantes e 30 mil sacas de sementes (25 mil de arroz e cinco mil de milho), e ainda R$ 8 milhões do Tesouro Estadual, a contrapartida da Prefeitura Municipal é a doação do maquinário, para o manejo da terra e os beneficiários do programa realizam a limpeza. Da produção, 78% vão para as famílias que integram o programa, 10 % para a administração publica, 10% para o arrendatário e 2% para a OVG.
Algumas comunidades que já fazem parte da Lavoura Comunitária são a Jacuba, o Jacaré, a Jacinopólis e o Pé de Pato. O plantio iniciará em dezembro e no dia 4 de Novembro a aquisição dos insumos será feita.
O secretário da Agricultura tambem explicou que as sementes e os insumos são repassados aos municípios e às famílias beneficiadas no tempo certo do plantio. “O insumo e as sementes estão sendo repassados na hora certa. É isso que garante o sucesso do programa. Com esse respaldo do Poder Executivo e com a força dos trabalhadores que cuidam da lavoura de sol a sol, fica muito mais fácil dar certo. Esse é o segredo do sucesso”, ressaltou.
Em Goiás o programa atende cerca de 87 mil famílias em mais de 180 municípios. A produção deve bater novo recorde, com previsão de colheita superior a 500 mil sacas.
{jcomments on}