Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Secretario de Agricultura anuncia implementação da lavoura comunitária

Publicado

em

Em entrevista ao Jornal das 11, da Radio Nova Onda Fm,o Secretario de Agricultura de  Iporá,Luis Carlos, anunciou a implementação do plantio da safra 2010/2011 do programa Lavoura Comunitária em Iporá.
Conforme o secretario, o programa que a cerca de 20 anos atua em Iporá, beneficia atualmente 140 famílias carentes, abrangendo 10 setores em Iporá. O contrato de dois anos foi firmado em uma propriedade rural localizada próximo a Goiaporá, a antiga fazenda do Dr. Cesar, e conta com 70 hectares, inclusive o primeiro corte desta já foi feito. O tamanho da área é determinado pelo governo, mas por alqueires trabalham 10 famílias.
Para essa safra o governo disponibilizou 102 mil sacas de fertilizantes e 30 mil sacas de sementes (25 mil de arroz e cinco mil de milho), e ainda R$ 8 milhões do Tesouro Estadual, a contrapartida da Prefeitura Municipal é a doação do maquinário, para o manejo da terra e os beneficiários do programa realizam a limpeza. Da produção, 78% vão para as famílias que integram o programa, 10 % para a administração publica, 10% para o arrendatário e 2% para a OVG.

Secretário de Agricultura de  Iporá  Luis Carlos

Secretário de Agricultura de Iporá Luis Carlos


Algumas comunidades que já fazem parte da Lavoura Comunitária são a Jacuba, o Jacaré, a Jacinopólis e o Pé de Pato. O plantio iniciará em dezembro e no dia 4 de Novembro a aquisição dos insumos será feita.
O secretário da Agricultura tambem explicou que as sementes e os insumos são repassados aos municípios e às famílias beneficiadas no tempo certo do plantio. “O insumo e as sementes estão sendo repassados na hora certa. É isso que garante o sucesso do programa. Com esse respaldo do Poder Executivo e com a força dos trabalhadores que cuidam da lavoura de sol a sol, fica muito mais fácil dar certo. Esse é o segredo do sucesso”, ressaltou.
Em Goiás o programa atende cerca de 87 mil famílias em mais de 180 municípios. A produção deve bater novo recorde, com previsão de colheita superior a 500 mil sacas.

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.