Cidades
Secretaria de Saúde realiza balanço das atividades em confraternização
A Secretaria Municipal de Saúde promoveu durante toda esta terça-feira (21), no salão de festas da AABB, sua confraternização anual entre as equipes dos postos de saúde e demais departamentos que trabalham conjugados com a entidade. O evento que trouxe o resultado de todo o trabalho realizado no decorrer do ano, é um importante dossiê para a formação do plano de atividades em 2011.
Para encerrar o calendário letivo, cada unidade de saúde familiar explanou parte dos serviços prestados a comunidade, tais como atendimentos médicos, odontológicos, números de famílias atendidas, manejo dos mosquitos da dengue, doenças diversas, palestras, campanhas educativas, distribuição de medicamentos e outros.
De acordo com a coordenadora do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família) Aline Beatriz uma das maiores dificuldades da Saúde Publica em Iporá e uma meta a ser alcançada para 2011, é a atualização constante das atividades realizadas por cada PSF no site do SIAB (Sistema de Informação da Atenção Básica) que é um instrumento do Ministério da Saúde responsável por gerenciar os Sistemas Locais de Saúde.
As desatualizações das informações no site demonstram uma realidade que não condiz com o município de Iporá, “na verdade é realizado muito mais do que é preconizado pelo Ministério de Saúde, os quais infelizmente não são informados ao órgão governamental, contudo sabemos o quanto devemos melhorar e estamos nos empenhando para isso, as pessoas só precisam ter em mente que a saúde publica é muito mais que consultas e medicamentos, é um conjunto de ações realizadas para assessorar da melhor forma possível a integridade física das famílias Iporaenses”, afirmou Aline Beatriz ressaltando ainda que a promoção das atividades superou as expectativas para o ano de 2010.
Segundo a Secretaria Municipal de Saúde Lucélia Borges, as atividades realizadas no decorrer do ano oferecem subsídios para redirecionar e planejar o Plano de Saúde com sugestões e dificuldades inseridas no relatório de Gestão para o ano de 2011. Já a confraternização é essencial para estreitar os laços entre as equipes de saúde e trocar experiências, “infelizmente não dá para acompanhar de perto tudo o que esta sendo feito, mas oferecemos todos os materiais necessários, ver o progresso no trabalho desenvolvido e as pessoas competentes que estão envolvidas neste é revigorante e estimulante. A proposta da Secretaria de Saúde é descentralizar as atividades e envolver toda a comunidade indo alem da simples prestação de serviços”, finaliza.
O evento contou também com a distribuição de 2 bicicletas, sendo uma para o PSF das Águas Claras, devido a mobilização de um grande numero de pessoas para o passeio ciclístico contra o Crack, realizado no ultimo dia 18 e ao Hospital Municipal também pela articulação, demais prêmios foram direcionados aleatoriamente e pela conquista de metas.
{jcomments on}