Cidades
SANEAGO alerta sobre ligações clandestinas na rede de esgoto em Iporá
Na tarde de ontem, (18) a imprensa local foi acionada pelos gestores da SANEAGO, que prestaram alguns esclarecimentos quanto ao novo esquema de funcionamento da rede de esgoto inaugurada no último dia 10 em Iporá.
O fato que está preocupando a Empresa é a principio as ligações clandestinas, feitas pelos moradores sem nenhum monitoramento prévio e consentimento da SANEAGO. Todos os pontos da cidade que receberam as linhas de esgoto e tem viabilidade técnica para operar, tem a obrigação de adaptar sua rede interna a do ramal da SANEAGO.
Segundo, Manoel Carlos da Silva Filho, engenheiro técnico da área de saneamento, para um bom funcionamento das redes, haverá nesse primeiro momento, prestações de informações para a população, quanto ao que pode e o que não pode ir para as mesmas. O serviço terá outra prioridade, o atendimento imediato dos grandes consumidores e suas especificidades, tais como Hospitais, Escolas e outros.
Outro problema relatado na entrevista foi quanto à falta de estrutura para dar manutenção às linhas, pois segundo João José Gomes, chefe regional da SANEAGO, falta uma equipe com viatura e pelo menos três pessoas, os quais já estão licitados. Entretanto mesmo com esse déficit eles vão se esforçar para agilizar as ligações solicitadas que devem ser feitas “somente na SANEAGO”, afirma Lázaro Cunha, chefe do escritório local. Lembra ainda que a permanência na inadimplência estará sujeita a penalidades futuras.
Quanto à cobrança, haverá um reajuste na conta de água de 100%, e mesmo aqueles que utilizam poços ou outras fontes que não seja da água oferecida pela empresa de saneamento, terão uma taxa a ser calculada em cima dos critérios característicos do imóvel. No entanto nesses primeiros 90 dias não haverá cobrança devido à adaptação.
Quanto ao questionamento da incorporação da rede de esgoto a Clinica de Hemodiálise, prometida pelo Governador Alcides Rodrigues e o presidente do Saneamento de Goiás S/A (SANEAGO) Nicomedes Domingos para serem entregues há daqui 45 dias, a empresa em Iporá informou estar se desdobrando para cumprir o prazo estabelecido.
Dentro das possibilidades da SANEAGO, todo o sistema será fiscalizado e todos serão orientados com campanhas educativas quanto ao uso do esgoto em Iporá. Desde já a SANEAGO se põe a disposição para sanar qualquer dúvida da população e da imprensa local como o ocorrido nesta sexta-feira e a partir de segunda feira (21), será feita uma entrevista nas emissoras de radio de nossa cidade.
{jcomments on}