Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Cultura

Rio Araguaia sobe acima do limite

Publicado

em

O intenso volume de chuvas que cai na Região Noroeste de Goiás deixa a Defesa Civil em alerta: o nível do Rio Araguaia está cada vez mais alto e, em alguns pontos, já ultrapassou a cota de alerta. De acordo com o tenente-coronel Luiz Lopes, chefe do Departamento de Minimização de Desastres da Defesa Civil, como a previsão é de que as chuvas fortes continuem, o nível do Araguaia pode se tornar um problema. “O distrito de Luís Alves é o que mais nos preocupa, pois ele fica em uma planície de inundação”, afirmou, se referindo à área próxima de São Miguel do Araguaia. Luís Alves não possui o mesmo relevo que as cidades vizinhas e corre risco de inundação.

Ontem, a Secretaria Estadual de Ciência e Tecnologia (Sectec) mediu 820 centímetros no trecho do Araguaia que passa pelo distrito – 20 centímetros acima da cota de alerta. Os moradores possuem, em sua maioria, casas construídas acima do nível do rio, mas isso não impede a inundação. É o que explicou o coronel Luiz Lopes. “As casas são altas, mas só até certo ponto. Se o rio continuar subindo há risco de inundação”, contou, afirmando que muitos moradores têm o hábito de migrar para São Miguel do Araguaia na época de cheia do rio.
Em Aruanã o nível do rio estava 59 centímetros acima dos 626 da cota de alerta – alcançando 685 centímetros. Para o coronel Lopes, a situação do município só não é de alerta total por conta do relevo. “A cidade foi construída em um local alto. O nível do rio está alto, mas ainda não há riscos de inundação.”

Mas o Corpo de Bombeiros local pediu reforço da capital para garantir a segurança no carnaval. “Os moradores estão acostumados com a cheia do Araguaia nesta época do ano. A preocupação mesmo é com os turistas que, quando bebem, tentam nadar e podem acabar se afogando”, explicou o sargento Vanderlei Dias, comandante do quartel de Aruanã.

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.