Política
Reunião anuncia investimentos para a zona rural
Na manhã da ultima ontem (27) ocorreu no plenário da Câmara dos vereadores de Iporá, uma reunião articulada pelo Programa do Território Médio Araguaia, entre administradores políticos, cooperativas, produtores e representantes da maioria da região que abrange o projeto, a fim de discutir meios para o avanço no planejamento agrário.
Na ocasião foram repassados a todos os recursos e as ações possíveis para o desenvolvimento do meio rural a partir da agricultura familiar com o apoio do PAC 2 (Programa de Aceleração do Crescimento ) do Governo Federal. O PAC 2 tem previsão de investimento de R$ 958,9 bilhões entre 2011 e 2014 em inúmeras áreas que vão desde saneamento,urbanização em assentamentos precários,creches há pavimentação e recuperação de estradas vicinais.
O palestrante do dia foi o Delegado do Ministério de Desenvolvimento Agrário, Otacílio Alves Teixeira que explicou o intuito do PAC 2 para a nossa região,”busca-se facilitar o escoamento da zona rural com a construção de estradas vicinais oferecendo maior estrutura e aparato para a comercialização dos produtos”diz.
Para Otacílio Teixeira um fato que muitas vezes não é notado por todos, “é a possibilidade que o programa do PAC oferece de sentar a sociedade civil e o poder público local para debater e encaminhar meios de avanço econômico para os municípios”, e ainda completa “existe também no desenrolar dessas reuniões a oportunidade de todos pensarem e repensarem que o modelo de desenvolvimento aplicado não é adequado para as cadeias produtivas”.
Durante a palestra ainda foi ressaltado a necessidade das parcerias entre a comunidade e a poder público, com a preconização de definir estratégias para um bom controle dos recursos e foram esclarecidos também, como ocorre à distribuição de verbas e equipamentos do PAC paras as municipalidades, de acordo com o enquadramento destas em requisitos básicos do governo.
Na região do Médio Araguaia, a qual Iporá pertence com outros 18 municípios, existe um colegiado que trabalha desde 2005 incentivando o pequeno e médio produtor a praticar a Bovinocultura, a Piscicultura, e a Apicultura entre outros para aumentar sua rentabilidade. As facilidades de crédito fundiário disponíveis no mercado são outro atrativo para os agricultores investirem.
Os frutos nesses anos de trabalho já foram rendidos com a construção de 4 agroindústrias de leite, unidades didáticas,máquinas e equipamento para dar suporte e outros ademais ganhos.
Na parte da tarde ainda ocorreu uma reunião com todo o colegiado do Território do Médio Araguaia, EMATER, cooperativas e afins.
{jcomments on}