Segurança
Reeducandos cultivam horta no presídio de Iporá
Há cerca de dois meses, foi iniciado no presídio de Iporá um projeto pelos próprios reeducados, qual seja, uma horta orgânica que visa complementar a alimentação dos mesmos, além de dar-lhes uma ocupação.
Nessa última semana, os legumes e verduras plantados começaram a ser colhidos. E, por enquanto, toda a produção será destinada ao consumo interno.
O pequeno terreno que fica nos fundos do presídio foi limpo e cultivado, apenas pelos reeducandos do presídio.
O diretor do presídio, Winkler de Freitas, destaca que a iniciativa representa mais uma frente de trabalho para os reeducandos, evitando o ócio, o que é necessário para o bom andamento da rotina. Diversos internos trabalham no local.
É importante que ações como esta sejam desenvolvidas pelo Sistema Penitenciário, pois além de beneficiar os internos e o presídio, também contribuem diretamente com a sociedade, já que o processo de ressocialização do preso precisa ser feito de forma consciente. Além dos benefícios para os detentos que em muitas das vezes não encontram nos presídios oportunidades de trabalhar e ocupar o tempo que passam cumprindo suas penas, trata-se de uma produção a mais de alimento.
Além da horta, o Presídio conta com uma sala de aula que atende diversos reeducandos que aproveitam o período da pena para terminar seus estudos e adquirir mais conhecimento, o que será de grande valia para os mesmos, quando em liberdade.
{jcomments on}