Política
Recadastramento do Renda Cidadã deve começar na próxima semana
O recadastramento do programa Renda Cidadã deve ser iniciado na próxima semana, assim que o governo estadual autorizar o procedimento. A informação foi dada hoje pelo secretário de Cidadania e Trabalho, Henrique Arantes, em entrevista ao Jornal Brasil Central – 1ª edição, da TBC. O recadastramento será feito pela Universidade Estadual de Goiás – UEG e deve ser concluído em até 60 dias após o início.
Ele adiantou que uma das metas principais da Secretaria é fazer com que os beneficiados pelo Renda Cidadã também se matriculem nos cursos de profissionalização que a própria Secretaria vai oferecer. “Queremos acompanhar essa pessoa e encaminhá-la ao mercado de trabalho para que em um ou dois anos ela não precise mais do programa”, disse o secretário. O recadastramento deverá começar pela Região Metropolitana de Goiânia, onde há maior número de beneficiados.
Henrique Arantes frisou que vai fazer um recadastramento sério, com a ajuda de uma instituição de notório saber no Estado, a UEG. Ele explicou que a universidade vai fazer esse trabalho utilizando o que há de mais moderno em tecnologia da informação. “Vamos usar o cadastro por meio da biometria, com a ajuda de aparelhos eletrônicos do tipo iPad e palm-tops”, detalhou. Ele quer minimizar as falhas e fazer um sistema completamente integrado com outras secretarias do Estado.
Além disso, o secretário enfatizou que pretende fazer uma fiscalização constante do programa. “Cobrarei de todos os supervisores e conselhos municipais do Renda Cidadã que enviem relatórios periódicos, inclusive com fotografias, apurando as informações para sabermos se a pessoa atende aos requisitos do programa. “Não vamos distribuir renda social à troco de voto em hipótese nenhuma”, frisou. Ele já havia adiantado antes que as irregularidades constatadas até agora atingem cerca de 40% dos beneficiados pelo programa.
Por: Dm Online
{jcomments on}