Acompanhe também as nossas redes sociais

Segurança

Queimada fora de controle quase provoca tragédia em Iporá

Publicado

em

Uma queimada fora de controle, quase provocou uma tragédia no último sábado (11), em bairro da cidade de Iporá. Dezenas de casas localizadas no final da Avenida XV de Novembro, próximo ao terreno utilizado pelo parque de diversões durante a Festa de Maio, foram ameaçadas por uma queimada que tomou proporções enormes, após um morador colocar fogo em uma arvore. As chamas se alastraram rapidamente, e em cerca de 10 minutos já tinham consumido cerca de 500m².
O incêndio, segundo os moradores, ganhou grandes proporções dentro de pouquíssimo prazo, pois como o local é cercado por chácaras, e há uma grande área utilizada como “pasto” para criação de gado. Em apenas 10 minutos, as chamas já estavam incontroláveis.
Para o desespero dos moradores, as chamas alcançaram quintais de diversas residências. Quando nossa equipe chegou ao local, o que se via era uma grande quantidade de pessoas, tentando transportar água com baldes em vasilhas improvisadas, e alguns moradores utilizando folhas de gueroba na tentativa de apagar o fogo.
O incêndio só foi controlado com a chegada de um caminhão “pipa” da prefeitura que necessitou entrar quase em meio às chamas, para conseguir jogar a água nas áreas afetadas. Nessa mesma área haviam algumas vacas e bezerros presos em meio as chamas. Para salvar os animais, foi preciso derrubar uma parte da cerca, para eles conseguirem sair.
O acontecido, serve para alertar à população do quanto pode ser perigoso qualquer tipo de queimada nessa época do ano. Recentemente, acompanhamos pelos meios de comunicações as tragédias que aconteceram em diversas reservas ecológicas de Goiás e Mato Grosso, onde, grande parte de suas extensões foram destruídas pelo fogo, por conta de pequenas queimadas que acabam tomando uma proporção inimaginável. E como a agropecuária é a maior fonte de renda da região, fica o aviso para os proprietários que utilizam de queimadas durante esse período do ano.

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.