Acompanhe também as nossas redes sociais

Segurança

Projeto pretende promover a inserção social de presos em Iporá

Publicado

em

A Unidade Prisional de Iporá recentemente recebeu uma nova direção com Winkler de Freitas Teles, o rapaz novo vindo da cidade vizinha de São Luis dos Montes Belos, traz também um projeto que é pioneiro no Brasil vindo 5ª Coordenação Regional Centro Oeste, na figura de Eder Coelho Tavares o qual teve seu iniciou aqui em Goiás, é o Projeto Modulo de Respeito que é de autoria da Superintendência do Sistema de Execução Penal (Susepe) em parceria com o TJ, Secretaria da Segurança Publica (SSP), e ainda várias outras instituições. Aqui em Iporá conta ainda com o apoio da maior parte dos segmentos da sociedade e da Prefeitura.

O projeto consiste basicamente na criação de uma unidade de separação no interior da própria unidade prisional e foi desenvolvido a partir de um modelo de prisão da cidade de Leon, na Espanha, que ajuda a organizar a vida nas prisões por meio do regime de módulos com determinadas funções aos quais o preso deve se submeter para garantir sua permanência no programa. A inclusão do interno é voluntária e antes de aplicá-lo são selecionados somente aqueles reeducandos aptos a corresponder aos critérios do programa. Aqui em Iporá já foram selecionados 12 e pretende-se ampliar a medida que os outros presos sentirem os benefícios dos colegas.
 Nas 15 cidades goianas que já foram implantadas, tais como Aparecida de Goiânia, Cidade de Goiás, Itaberaí e outras, ele se apresenta como um sucesso absoluto, por diversos fatores a citar como a de devolver a sociedade uma pessoa reintegrada e pronta para o mercado de trabalho.
Aqui em Iporá já ocorreram duas reuniões com a finalidade de estar apresentando a iniciativa a parceiros e ainda de estar encorpando o mesmo as necessidades especificas de nosso município. A próxima reunião ocorrera amanha dia 10 a partir das 14:00hrs na UEG,a qual já é uma aliada importante como mediadora do dialogo para com a comunidade. A reunião também contara com a presença da Subsecretaria de Educação, Secretaria Municipal de Educação e diversos outros parceiros.
Segundo a diretora da Unidade Amarilda, a preocupação inicial é cuidar da formação educacional de cada detento analisando onde ate cada um estudou a fim de criar um projeto de Extensão que ministre oficinas de maratonas e o Supletivo. O inicio do mesmo é previsto já para o mês de Agosto nos dias 28 e 29
Além disso, serão construídos uma horta comunitária, uma sala de aula, uma biblioteca e adaptadas duas celas novas com doze camas, o Diretor da Unidade Prisional Winkler ressaltou-nos que o projeto é a nível estadual, mas que a sociedade através da conscientização esta envolvida em diversas doações,assim como a do Dr. João Francisco uma pessoa que é totalmente envolvida nas causas sociais e preocupada com o progresso e ascensão da nossa região.A FAI,a pastoral carcerária,as igrejas,a assistência social e diversos membros da comunidade são também grandes colaboradores.
O Diretor Winkler mencionou-nos inclusive que o programa aqui em Iporá possui um diferencial em relação aos demais Módulos espalhados pelo estado, o qual será possível com o convênio da Prefeitura, e é ainda uma surpresa. Para tanto a Unidade Prisional de Iporá faz um apelo para doações de materiais de construção como intuito de estar consolidando o projeto aqui em nossa cidade.

 

{jcomments on}

 

 

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.