Saúde
Projeto pretende organizar catálogo das árvores da cidade de Iporá
Diversos projetos de interesse dos Iporaenses, e até mesmo de você, caro leitor estão sendo apreciados nas sessões da Câmara dos Vereadores. Um destes, foi apresentado por acadêmicas do curso de biologia da UEG, Jafi do Carmo e Jaqueline Basílio, e consiste na identificação por meio de placas das espécies arbóreas e arbustivas espalhadas pelas principais praças da cidade de Iporá, incluindo o próprio campus da UEG e o Lago Por do Sol.
“O intuito é conscientizar a comunidade sobre a importância da preservação ambiental” afirma Jafi do Carmo, uma das idealizadoras do projeto. As placas informarão o nome científico, popular, origem, e outras características das árvores existentes na cidade de Iporá-GO.
A coordenadora do projeto, professora Vânia Sardinha, assegura que “as pessoas só preservam aquilo que conhecem de fato. Por isso, o nosso desejo é sensibilizar os moradores para a preservação da área verde do município. Quem olhar para uma árvore identificada, poderá compreender que alí existe uma fonte de vida, sendo certo que cada espécie precisa de proteção”.
Os benefícios da arborização:
A área verde não é importante apenas para enriquecer a paisagem do município, mas sim para proporcionar inúmeros benefícios para a qualidade de vida da população. Entre as principais vantagens, pode-se destacar a redução da temperatura, da poluição atmosférica, e da poluição sonora. As árvores podem minimizar em até 10 decibéis a intensidade do som no ouvido humano. Além disso, a área verde garante uma durabilidade maior do asfalto das vias públicas.
{jcomments on}