Cultura
Projeto incentiva a produção de mudas de Barú em Iporá

Durante a construção da Pequena Central Hidrelétrica (PCH) Santo Antônio do Caiapó, localizada entre os municípios de Iporá, Ivolândia, Arenópolis e Palestina, o Grupo Rialma, responsável pela PCH, tem tentado minimizar os desgastes ambientais e os impactos causados pela obra através de programas socioambientais pensados conforme as necessidades de cada região.
A iniciativa tem gerado retornos positivos para os municípios, principalmente no que se refere à mão de obra e ao desenvolvimento econômico. Uma dessas ações é o programa de Educação Ambiental que está sendo realizado em parceria com acadêmicos da Faculdade de Iporá na Escola Municipal Valdivino Silva Ferreira, no município de Iporá.
No local, foi criado um viveiro de mudas, que prioriza a produção do barú, castanha que está entre as espécies mais indicadas para a recuperação de áreas degradadas do Cerrado. O projeto batizado de “Um novo olhar para o meio ambiente” foi implementado com o objetivo de despertar entre os alunos o senso de preservação do Bioma Cerrado.
Além de promover o projeto, o Grupo Rialma adquire as mudas produzidas pelos alunos para restaurar as áreas no entorno da PCH Santo Antônio, no Rio Caiapó. “O desenvolvimento sustentável só será pleno se partir da educação ambiental. É preparando as gerações do futuro que vamos atingir esse ideal. Por isso esse projeto é tão importante, não só para Iporá, mas para ser seguido em outras escolas também”, reforça o presidente Emival Caiado Filho.
As obras da PCH Santo Antônio do Caiapó tiveram início em 2011, e a previsão é que sejam finalizadas ainda em 2012.

-
Cidadeshá 3 dias atrás
Justiça atende pedido do MP e determina que Prefeitura de Iporá entregue documentos sobre empréstimos consignados de servidores
-
Cidadeshá 3 dias atrás
Ministério Público aciona Prefeitura de Iporá para apresentação de documentos sobre empréstimos consignados
-
Culturahá 7 dias atrás
Advogado é preso suspeito de matar o próprio pai, ex-presidente da OAB em Jussara
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Câmara de Iporá rescinde contrato com assessoria jurídica após questionamentos sobre conflito de interesses