Acompanhe também as nossas redes sociais

Segurança

Programa Reabilitar seleciona pessoas para receberem equipamentos físicos

Publicado

em

 

Desde 2005 Iporá integra o time dos municípios beneficiados pelo programa “Reabilitar Itinerante”, desenvolvido pelo Hospital São Cottolengo, de Trindade. Pelo menos 2 vezes por ano é administrado a dispensa de órteses, próteses físicas e auditivas e meios auxiliares de locomoção aos usuários do SUS.Começa essa semana as inscrições para aquelas pessoas que possuem algum tipo de incapacidade física para que sejam beneficiadas.

A parceira feita entre o Hospital São Cottolengo, que é reconhecido pelo Ministério da Saúde, como referência no atendimento de habilitação e reabilitação física e auditiva e a Secretaria Municipal de Saúde de Iporá já atendeu, nestes 5 anos de atividades, centenas de pessoas em Iporá e pretende agora selecionar tambem moradores de Baliza e Amorinópolis para fazerem parte do projeto.
São cadeiras de roda, cadeiras higiênicas, próteses diversas, órteses, andadores, muletas, bengalas, calçados para diabéticos e portadores de hanseníase, palmilha para esporão nos pés e outros. Todos feitos de acordo com a altura, o peso, a largura e a deficiência do paciente, informou a coordenadora do programa Valma Lúcia que explica que os interessados deverão procura a Secretaria de Saúde o mais breve possível munidos com CPF, RG, comprovante de endereço, cartão do SUS e um telefone para contato.
Em seguida serão feitas consultas com uma equipe medica composta por fisioterapeutas, ortopedistas e assistente social que determinará a necessidade do paciente, retirando inclusive moldes dos pés para os calçados e diversos outras analises. Logo apos esse processo os aparelhos serão testados e retornaram para o Hospital em Trindade, quando de fato voltam para serem entregues aos beneficiados.
Para aquelas pessoas que possuem cadeira de rodas com até 2 anos, existe a opção de trocar ou mesmo, se possível, avaliar as condições da sua.No momento da entrevista o Sr. Aldair Oliveira dos Santos, de 56 anos, morador da Vila Vida, no Setor Umuarama, chegou para solicitar um calçado ortopédico, o idoso reclama das dores nos pés e das freqüentes quedas decorrentes da fraqueza. A Sr ª Emerenciana Maria Gonçalves, de 79 anos tambem foi outra a procurar assistência, “eu preciso muito, sinto dores intensas, sou diabética e aguardo apoio”, revelou.
Os interessados devem procura a Secretaria de Saúde para demais esclarecimentos.

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.