Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Programa “Minha Casa Minha Vida” pretende construir 246 casas em Iporá

Publicado

em

 

O Programa Habitacional Popular – Minha Casa Minha Vida implantado em diversos municípios, pretende construir em Iporá 246 residências, sendo 56 na primeira etapa que terá início em  em Fevereiro de 2011. Ao todo, espera-se beneficiar mais de 1000 famílias.

O projeto tem como objetivo atender as necessidades de habitação da população de baixa renda nas áreas urbanas, garantindo o acesso à moradia digna com padrões mínimos de sustentabilidade, segurança e habitabilidade. Possuem recursos do Orçamento Geral da União – OGU, aportados do Fundo de Desenvolvimento Social – FDS e ainda sujeito à contrapartida complementar de Estados, do Distrito Federal e dos Municípios, por intermédio da captação de recursos financeiros, bens e/ou serviços economicamente mensuráveis, necessários à composição do investimento a ser realizado.
A doação do terreno pelo município é uma destas iniciativas. Localizado na saída para Jacinópolis, logo após o Setor Águas Claras, as casas terão aproximadamente 38 m2 de área construída. Conterão dois quartos, sala, cozinha, banheiro e área de serviço. Na segunda etapa espera-se acrescentar mais um quarto. Um prazo de 6 meses, em razão do período chuvoso, foi solicitado pela empresa que construirá as casas aos beneficiários do programa. Será construída em breve, uma casa modelo no local.
O sócio do Loteamento Novo Horizonte III, responsável pela construção das casas, Sr. Luiz Tomo, explicou que o empreendimento provém de uma parceria entre a Prefeitura e a Caixa Econômica Federal, e funciona por meio da concessão de financiamentos.
O foco é para as famílias que possuem renda de zero a três salários mínimo e o interessado não pode ter qualquer imóvel quitado ou em financiamento no seu nome. O FGTS (Fundo de Garantia por Tempo de Serviço) não pode ter sido usado a partir de 10 de Maio de 2005 para quitação de prestação ou financiamento. É preciso ter o nome limpo, ou seja, não fazer parte da lista de devedores no SPC, Serasa, Banco Central e outros órgãos financeiros.
As pessoas que se cadastraram na Prefeitura já estão sendo selecionadas e convocadas para apresentação da documentação pessoal na construtora Loteamento Novo Horizonte III. A assinatura do contrato ocorrerá na entrega do empreendimento. A seleção não será feita por ordem de inscrição, e sim de acordo com o perfil de cada cidadão.

Financiamento Minha Casa

A construção pode ser paga em até 30 anos, tendo 100% do valor financiado. A parcela mensal deve comprometer, no máximo, 20% do valor da renda da família. Na hora de assinar o contrato, é preciso escolher entre dois tipos de financiamento:
Tabela SAC (Sistema de Amortização Constante) = o valor das prestações iniciais é maior e vai diminuindo, resultando em um saldo menor no final. Tabela Price = o valor das parcelas é o mesmo ao longo dos anos, mas o saldo devedor é maior por causa dos juros acumulados.

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.