Esporte
Profissionais da saúde fazem oficina de integração na Câmara
Durante o dia 14 de junho, no plenário da Câmara Municipal de Iporá, profissionais da área de saúde reuniram-se para a realização de oficina de integração de Agentes Comunitários de Endemias (ACE) e Agentes Comunitários de Saúde (ACS), em uma proposta de cumprimento de portarias do Ministério da Saúde (MS) no sentido de integrar o trabalho dos ACE e ACS nos municípios por eles atendidos.
A oficina de integração foi organizada pela equipe da gerente da Regional de Saúde Oeste I, com sede em Iporá, enfermeira Célia Alves Barros e contou com a presença de aproximadamente 80 profissionais das cidades de Amorinópolis, Arenópolis, Baliza, Bom Jardim de Goiás, Diorama, Israelândia, Ivolândia, Iporá, Jaupaci, Moiporá, Montes Claros de Goiás, Novo Brasil, Palestina e Piranhas.
A integração das atividades de ACE e ACS é operada em municípios que aderem ao programa do MS dentro de uma linha de descentralização das ações de saúde objetivando maior eficácia na prevenção e combate às inúmeras doenças que acometem a população em todo o território.
Na aplicação de políticas de saúde comuns, otimizam-se os recursos disponíveis e os municípios que aderirem ao programa de integração dos ACE e ACS recebem uma verba adicional para uso nas ações do programa.
De acordo com Jamilton Pimenta, coordenador do Núcleo de Apoio ao Combate a Endemias (NACE) de Jataí e multiplicador das oficinas de
integração entre ACE e ACS, o trabalho realizado nas residências na forma de visitas pelos profissionais permitem um diagnóstico mais preciso e atual das reais condições de saúde da população e por consequência a elaboração de políticas públicas de saúde capazes de apresentar melhores resultados.
Durante a oficina, foram formados grupos de trabalho que discutiram e esclareceram dúvidas a respeito das portarias do MS que preconizam a integração das atividades dos ACE e ACS.
Os participantes da oficina de integração receberam certificados de participação que serão incluídos em seus currículos profissionais e foram recepcionados pelo presidente da Câmara Municipal de Iporá, vereador Devaci Dias que assistiu parte da oficina e representou o legislativo Iporaense.
Fonte: www.camaramunicipaldeipora.com.br

