Educação
Procon divulga campeões de reclamações em 2010

Os assuntos financeiros, relacionados às faturas de cartão de crédito, Crédito Direto ao Consumidor (CDC), Financiamentos, entre outros, foram os campeões de reclamações junto ao Procon em 2010. Ao todo, foram 37.522 queixas de acordo com a superintendente do órgão, Darlene Costa Azevedo Araújo.
Em seguida estão produtos eletroeletrônicos e eletrodomésticos com vícios que somaram 18.759 reclamações; serviços essenciais que incluem telefonia fixa e móvel, com 17.919; serviços privados, 9.997; habitação, 2.520; saúde, 1.282; e alimentos, 769. Ao todo, foram registradas no ano passado no Procon 88.698 queixas, contra 91.563 em 2009, o que representou queda de 29,9% de 2009 para 2010.
Já no cadastro de reclamações fundamentadas, que são aquelas individualizadas por fornecedor, a Brasil Telecom/Oi (fixa) liderou com 6.059, seguida da Brasil Telecom Celular (3.805), Banco Itaú Card (3.722), Americel/Claro (3.071), Itaú/Unibanco (2.189), Tim Celular (2.008), TV por assinatura Net (1.982) e Novo Mundo Móveis e Utilidades Domésticas (1.386).
Segundo Darlene, houve crescimento de 64,2% no número de atendimentos extras no Procon em 2010, na comparação com 2009. São aquelas situações que não são relacionadas com relações de consumo e, portanto, não são atribuições do Procon, como regras de aposentadoria e questões trabalhistas, entre outras. No ano passado, foram 7.046 atendimentos desse tipo.
Consultas
Foi apurado ainda aumento de 22,3% nas consultas, que envolveram 33.547 consumidores em busca de informações sobre seus direitos. “Esse é um serviço relevante por seu caráter educativo. Na maioria das vezes, depois melhor informado, o consumidor resolve seu problema diretamente com o fornecedor e nem retorna ao Procon”, afirma. Foram feitos ainda 11.022 cálculos a pedidos de consumidores.
A superintendente do Procon informa que está elaborando o plano de ação do órgão para este governo, que será apresentando ao secretário da Segurança Pública, João Furtado Neto. Entre as prioridades, o trabalho educativo e o reforço da fiscalização, com o aumento do número de fiscais para atender também as cidades do interior. (Goiás Agora com adaptações do Route News).
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