Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Problemas no IML de Iporá até quando?

Publicado

em

Um dos assuntos mais comentados nas últimas semanas em Iporá e região, é o descaso demonstrado pelo IML – Instituto Médico Legal de Iporá em relação a atendimentos que deveriam ser realizados de forma rápida e eficiente. Porém cada vez mais aumenta o constrangimento e a dor das famílias que perdem seus entes em acidentes e mortes violentas, e que precisam do laudo emitido pelo órgão para velar e sepultar os corpos das vitimas.

Além de faltar médicos, motoristas e assistentes de necropsia o que compromete a prestação de serviços do Instituto Médico-Legal (IML), a infraestrutura do local esta em péssimas condições, tendo em vista que informações dão conta que a “geladeira”, usada para acomodar os corpos, estaria estragada.

O atendimento tambem é algo que indigna muitas pessoas, por conter apenas um médico que alias, é sobrecarregado de funções no município de Iporá. Muitos corpos demoram a ser liberados. Atrasos também ocorrem nas entregas de laudos. Alguns sequer são concluídos. Se eventualmente a pessoa morrer a noite e não for conhecido do médico terá que esperar até amanhecer para ter seu corpo autopsiado, uma lástima.

 

Além desse fator os motoristas que conduzem o rabecão são cedidos pela Delegacia Regional de Polícia, portanto se estiverem em outros afazeres da instituição que os veiculam o IML fica sem condutor. Os auxiliares são três e o médico é apenas um há pelo menos 20 anos, fato que diante os 21 municípios atendidos pelo IML de Iporá é insuficiente, sendo que há disponibilidade para outro médico legista em Iporá.

A carga horária do atual médico é de 20 horas, cumpridas e até além do estipulado, contudo é questionável a situação de todo esse tempo ninguém ter sido escalado para ocupar a segunda vaga e auxiliar nos serviços. Segundo o representante da saúde em reportagens anteriores, o último concurso realizado pela Secretária de Segurança, ninguém foi aprovado. Até quando essa situação irá continuar?
A Polícia Técnica Cientifica também apresenta ser outro problema. Segundo o Delegado de Policia Civil Dr. Vinicius Batista, a delegacia esta sem atendimento da perícia, pois o mesmo médico que atua no IML é o encarregado tambem da Polícia Técnica. Diversas requisições são encaminhadas pela delegacia para serem analisadas na instituição e não estão sendo atendidas. Como o caso de três crianças suspeitas de violência sexual que necessitaram ser  direcionadas a capital devido á ausência do médico na cidade.

A fim de reverter esse quadro o Delegado Vinicius Batista, encaminhou um documento ao promotor de Justiça Murilo Frazão contendo todos os relatórios não analisados pela Policia Técnico Cientifica e inclusive relatando a situação do IML e solicitando providências, “a Policia Técnico Cientifica esta um caos, existe um período de 10 dias no mês que ficamos sem assistência da perícia isso para os serviços da polícia é péssimo”, ressaltou a autoridade policial.

Entende-se que o problema na Policia Técnica, bem como o seu subordinado, o IML, não são inerentes a Iporá ou ao estado de Goiás, porém acontece que a população e as autoridades já não suportam tantos desrespeitos, com as vitimas e os familiares das vitimas.
É terrível escutar de um profissional da saúde que “os vivos são mais importantes que os mortos”, imaginem vocês se tivesse um ente querido aguardando horas e horas para ser autopsiado.

Em busca de respostas esta reportagem entrou em contato a Policia Técnica Cientifica de Iporá e a assistente informou apenas que o medico não deixa ninguém assumir seu posto em sua ausência, já na Superintendência de Policia Técnica Cientifica do Estado de Goiás em Goiânia as palavras foram novamente silenciadas, disseram-nos apenas que não havia ninguém para responder e que ainda não foi nomeado um novo superintendente.

É triste afirmar que aqui em Iporá na maioria das vezes quem faz o trabalho do IML são as PAXs, basta conferir os boletins de ocorrência disponibilizados pela Polícia Militar. Aguardamos respostas, é inaceitável que o dinheiro público seja desvalorizado de tal maneira por capricho ou acordos escusos de poucos.

Informações da Secretária de Segurança Pública, Departamento de Polícia Cientifica, sobre o IML de Iporá:

9º NÚCLEO REGIONAL DE POLÍCIA TÉCNICO-CIENTÍFICA DE IPORÁ             
Goiânia, 10 de Janeiro de 2011                               
Endereço: Avenida Dr. Neto, Nº 1.320, Centro, Iporá ­ Go.
Diretor: Dr. Saulo De Tarso Mady Menezes
Estrutura: 
Responsável pelo atendimento às seguintes cidades
Amorinópolis; Aragarças;Arenópolis; Aurilândia; Baliza;  Bom Jardim de Goiás; Cachoeira de Goiás;Caiapônia;Diorama; Doverlândia; Fazenda Nova; Firminópolis;Iporá; Israelândia; Ivolândia;Jaupaci;Moiporá;Montes Claros de Goiás; Palestina de Goiás;Piranhas; São Luiz dos Montes Belos
Histórico:
Quantidade de Servidores (2010):
Cargo/Quant.:
Perito Criminal: 2
Médico-Legista: 1
Auxiliar de Autópsia
Identificador / Classificador / Datiloscopista: 3
Desenhista Criminalístico
Efetivos / Comissionados / Cont. Temporários: 5
Total: 11
Telefone: (64) 3603-7423

 

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.