Política
Prefeitura realiza drenagem de nascente de água no Lago Pôr-do-Sol
Já há alguns dias houve uma denuncia de um leitor sobre uma possível drenagem de uma nascente de água natural no lago por do sol. Ao chegar ao local da denuncia, percebemos que realmente os funcionários da secretaria de obras do município, estavam realizando o processo de drenagem para escoar a água da nascente para outro local.
Para quem estava acostumado transitar ao lado do campo de futebol sintético, deve ter percebido que em volta do campo mais exatamente em frente à arquibancada, aquele local estava se tornando praticamente um “brejo”, cheio de lodo e sempre bem úmido.
O mais curioso foi que ao entrar em contato com a Secretaria do Meio Ambiente de Iporá, ninguém sabia da obra que estava sendo realizada. O órgão que é mantido para verificar e cuidar pela preservação do meio ambiente do município, não tinha nenhum conhecimento da ação da Secretaria de Obras de Iporá. Logo uma obra realizada por um órgão que deveria servir de exemplo para a sociedade, e trabalhar em conjunto para uma melhor resolução de casos de extrema importância para o futuro da cidade.
Sobre a legalidade da obra, não conseguimos ter uma certeza, ou uma resposta dos órgãos competentes. O IBAMA informou a nossa equipe que o responsável pelo perímetro urbano é a secretaria de meio ambiente, porém Secretaria afirmou não saber de tal obra.
Porém como cidadãos o que temos percebido, é que, as proximidades do lago por do sol tem sofrido constantes mudanças em sua fauna e flora. Descasos por parte da secretaria de meio ambiente do município e também pela falta de consciência de parte da população.
A área acima da ponte, já está totalmente desmatada, o assoreamento do lago tem se tornado cada vez mais visível, a fauna que sempre esteve presente nos arredores do lago tem desaparecido pouco a pouco. Hoje é cada vez mais raro ver algum animal com a freqüência de alguns anos atrás. Micos, Lontras, Cobras, eram animais que sempre estavam diretamente envolvidos com o lago. No entanto além da população que precisa se conscientizar, as pessoas e orgãos que recebem para zelar de tal importância para o futuro do meio ambiente, são os mesmos que preferem queimar a vegetação do que fazer um trabalho correto com roçadeiras. Como foi o caso da queimada da vegetação que envolve a pista de MotoCross.
Campanhas de conscientização hoje são inexistentes em nossa cidade, será que a atual administração se esqueceu da importância do meio ambiente para o progresso? Até mesmo porque o lago por do sol, é um dos principais pontos turísticos de Iporá e conquistou esse posto pela sua beleza e sua diversidade vegetacional e animal.
{jcomments on}