Política
Prefeitura estuda implantar lombadas eletrônicas em Iporá
A Prefeitura de Iporá, recebeu na última terça-feira (23), técnicos da Agência Goiana de Transportes e Obras (Agetop) que juntamente com uma equipe da prefeitura fizeram levantamentos sobre alguns locais da cidade que poderão receber a instalação de lombadas eletrônicas.
Tido como o maior centro populacional e educacional da região, o município de Iporá é cortado por duas das principais rodovias do estado e como possui amplos recursos hospitalares, a iniciativa visa melhorar o tráfego de veículos e dar mais segurança para os motoristas e pedestres que trafegam pelas ruas e avenidas da cidade.
Entre outras ações que foram discutidas com os técnicos e que deverão ser adotadas pelo prefeito Danilo Gleic, está a construção e revitalização dos trevos nas três entradas da cidade. A adoção do sistema de fiscalização eletrônica, como as populares lombadas eletrônicas, é apresentado pela prefeitura como uma das soluções que serão implantados para reforçar a fiscalização no trânsito da cidade e ajudar a disciplinar os motoristas que insistem em desrespeitar os limites de velocidade.
Como o excesso de velocidade caracteriza uma das principais causas dos acidentes mais graves no trânsito de Iporá, percebe-se a necessidade de haver um maior controle e fiscalização no trânsito, e a utilização de recursos tecnológicos, como a implantação de lombadas eletrônicas, torna-se cada vez mais necessária devido o grande crescimento no número de veículos tanto em Iporá, como em toda as cidades circunvizinhas.
Segundo nota divulgada, uma das intenções da prefeitura com a instalação das lombadas, é forçar os motoristas a reduzirem a velocidade em locais como na GO-060 próximo ao campus do IF Goiano, onde milhares de alunos transitam diariamente em meio a alta velocidade dos veículos de passeio e de transporte de cargas.
Ainda segundo a nota, será realizado a troca do asfalto e arborização do anel viário, na saída para Goiânia, visando embelezar a entrada da cidade de Iporá.
A prefeitura aguardará apenas o término do projeto que está sendo desenvolvido pelos técnicos da Agetop para iniciar as obras.