Saúde
Prefeitura dá ordem de serviço para a construção da UPA
Com apenas 10% dos R$ 1.400.000,00 destinados para a construção da Unidade de Pronto Atendimento, o gestor municipal José Antônio Sobrinho, disse em entrevista concedida ao Jornal O Goiás em ocasiões anteriores, do desejo de aguardar o restante do recurso ser depositado na conta do Fundo Municipal de Saúde, para, enfim, determinar o início dos serviços da obra já devidamente licitada.
No dia 05 de Novembro chegaram mais R$910.000,00 destinados à obra, facultado assim o início da mesma. A Secretária de Saúde Lucélia Borges, comentou a luta que foi para conquistar a unidade do SAMU, a Central de regulação desta e a UPA para o município.
Luta esta que teve inicio em 2004 com a finalidade de trazer para Iporá uma da unidade de atendimento emergencial. Felizmente, o SAMU veio em 2008. Em Julho deste ano, ocorreu a inauguração oficial da Central de Regulação do Oeste 1 e do Oeste 2, aglomerando 29 municípios, fato que marcou Iporá como referência para a região do oeste goiano. O anúncio da construção da UPA chegou junto com a solenidade para completar o bom trabalho desenvolvido pelo sistema de saúde iporaense.
De acordo com a secretária Lucélia, a demora para a iniciação da obra ocorreu devido a critérios da ANVISA, à qual, o projeto deve ser submetido para ser aceito, e ainda, em razão de normas burocratáticas do Ministério da Saúde.
A UPA será construída na Avenida São Paulo, ao lado do Hospital Municipal, formando assim um complexo hospitalar. A área é de aproximadamentea de 2000m². A empresa vencedora da licitação é a JK Construtora. Os enfermeiros chefes de Iporá, já realizam curso de Classificação de risco, com o intuito de utilizá-lo na unidade.
{jcomments on}