Acompanhe também as nossas redes sociais

Educação

“Praça, cultura e magia” Por 5 dias Iporá se tornará a capital goiana de literatura

Publicado

em

Maria Eslândia Borges

“Iporá será a capital do Estado de literatura, onde todas as atenções estarão voltadas para nós”, essas são as palavras proferidas pela chefe do departamento técnico pedagógico da SER – Iporá (Subsecretária Regional de Educação), Maria Eslândia Borges demonstra a expectativa para o projeto “Praça, cultura e magia”, entre os dias 9 á 13 de Novembro, que será sediado no município.
A segunda edição do projeto acontece esse ano tardiamente, devido o período eleitoral. No ano passado o evento ocorreu no mês de outubro na cidade de Goiás.
“A SER está muito empenhada em tornar esta oportunidade um marco para Iporá”, comenta Eslândia sobre as reuniões e a comissão formada especialmente para ir a campo preparar todos os detalhes para receber todo o Estado.
A Semana da Leitura é uma atividade que pretende celebrar o prazer de ler, e o projeto “Praça, cultura e magia” foi desenvolvido para estimular os alunos a descobrirem e apropriarem-se das palavras.
Como acontecerá:
Serão 38 Subscretárias Estaduais de Ensino envolvidas no espetáculo, e terão três etapas eliminatórias com alunos do 5º ao 9º ano nas categorias de contador de historias, contador de causo, e declamador de poema. A primeira fase já começou no início deste mês, e irá até o dia 30, selecionando 3 alunos das 25 escolas estaduais e 3 municipais. A segunda etapa acontecerá entre os dias 23 e 24 de setembro em nível regional, e desta sairão os 3 candidatos para a disputa final com todos os melhores alunos de Goiás, que realizarar-se á na semana de leitura em novembro. Quanto a premiação, esta ainda não foi definida. 
Além do concurso, outras atividades serão desenvolvidas em outros pontos da cidade, tais como gincanas, apresentações artísticas, palestras, oficinas, minicursos, shows e uma biblioteca ambulante. Todos os alunos receberão quites didáticos com toda a programação do evento. “A região também ganhará 13 mil livros antecipadamente”, conta a SER.
As palestras serão ministradas por diversos autores renomados do Brasil, como Pedro Bandeira e Rosana Rios, trocando experiências e propiciando o encontro entre criadores das obras e leitores.

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.