Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Política

Portal da Transparência é retirado do ar e impossibilita população de acompanhar gastos da Prefeitura de Iporá

Publicado

em

Portal disponibilizado pelo sistema de contabilidade que disponibilizava todas os pagamentos feitos pela prefeitura foi atualizado pela última vez no dia 23 de setembro

Mesmo com o risco de sofrer penalidades como a suspensão de recursos oriundos de transferências voluntárias e verbas de programas federais, a Prefeitura Municipal de Iporá tem descumprido a Lei da Transparência (Lei Complementar 131/2009), que obriga os gestores a disponibilizarem todas as informações sobre a execução orçamentária e financeira do município em tempo real pela internet.

Há quase um mês sem disponibilizar para a população acesso ao Portal da Transparência, a prefeitura deixou também de atualizar o sistema de prestação de contas da empresa de contabilidade, que disponibilizava todas os pagamentos feitos pela prefeitura, sejam para empresas ou pessoas físicas.

A Lei da Transparência obriga que todas as informações estejam acessíveis a qualquer cidadão por meio eletrônico e em tempo real, ou seja, no prazo máximo de um dia útil, porém, além de todos os links que dão acesso Portal da Transparência estarem indisponíveis no site da prefeitura, a última atualização no portal disponibilizado pelo sistema de contabilidade da prefeitura, referente aos pagamentos e despesas da prefeitura foi atualizado pela última vez no dia 23 de setembro.

Portal destinado a divulgar contratos e licitações está fora do ar há quase um mês

Portal destinado a divulgar contratos e licitações está fora do ar há quase um mês

Segundo a Controladoria Geral da União, os portais de transparência devem facilitar o acompanhamento dos gastos públicos pela comunidade e pelo órgãos de controle. Cada obra, de pequenas ou de grandes proporções, ou qualquer gasto realizado com dinheiro público precisa estar detalhada no portal. No dia a dia de uma prefeitura, tudo o que é gasto com salários, eventos e até material de escritório também precisa ser declarado.

A Prefeitura Municipal de Iporá, informou que o problema deverá ser solucionado ainda hoje. E que o Portal foi retirado do ar após o site da prefeitura ter sido alvo de ataques hackers.

 

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.