Segurança
PM realiza blitz de conscientização no trânsito
Blitz educativas, com orientações e distribuição de material informativo, marcaram a dia de ontem em Iporá.
Buscando promover uma maior conscientização dos motoristas no que diz respeito a segurança no trânsito de Iporá, os policiais do 12° BPM foram às ruas na manhã de ontem (27), para a distribuição de materiais educativos e orientação dos motoristas sobre os cuidados que se deve ter com o uso do cinto de segurança, e a cadeirinha para acomodação de crianças com idade inferior a 7 anos. Os motociclistas foram orientados sobre o perigo de se trafegar pelas vias com equipamentos que passam uma falsa segurança, como é o caso do capacete aberto.
O objetivo das Blitz foi conscientizar e sensibilizar toda sociedade para as questões relacionadas ao trânsito, e aconteceram em caráter educativo, pois não houve nenhuma punição aos motoristas que estavam com sua situação irregular.
Foram montadas blitz em quatro pontos estratégicos da cidade, visando um acesso à maior quantidade possível de motoristas. Ao chegar nesses pontos, notava-se claramente que os motoristas estão trafegando de forma irregular. A grande maioria, estava sem o cinto de segurança, e os motociclistas valendo-se de capacetes sem viseiras e sem um calçado adequado.
Em entrevista à nossa equipe, o Comandante do 12° BPM Cl. Frazão, afirmou que o trânsito de Iporá necessita urgentemente de mudanças, e estas somente serão possíveis, se a população conscientizar-se que as leis foram criadas para a segurança do motorista, e não com o fim único de impor multas.
Atualmente, na cidade de Iporá, a imprudência tem-se tornado em uma das principais causadoras de acidentes dentro do perímetro urbano. Muitas das vezes, um cidadão que não tem nada com a irresponsabilidade e a imprudência do motorista, acaba como vítima. A campanha foi tida como um sucesso. Ontem, diversos motoristas comentavam sobre as blitz, e discutiam sobre as mudanças necessárias que o trânsito Iporaense necessita sofrer, mostrando que alguns motoristas estão interessados em discutir a situação atual.
A polícia militar programou campanhas educativas, palestras e blitz de conscientização para até o final do mês de Outubro. A partir de Novembro, o motorista que infringir a lei responderá como infrator, e terá de arcar com todas as conseqüências cabíveis. Porém, segundo o Comandante Frazão, a polícia militar espera que não seja necessário aplicar multas, contando com a boa vontade dos motoristas a se conscientizarem quanto a necessidade de se respeitar as leis de trânsitos, pois a segurança de cada motorista será feita e vigiada por si mesmo. A policia militar não está tentando assustar a população, mas sim mostrar da melhor forma possível, que segurança nunca é de mais, devendo constantemente redobrar a atenção enquanto se está ao volante.
sabemos que a utilização do cinto reduz em até 50% o número de mortes em um acidente no trânsito, além de proteger contra outras graves lesões. Portanto motoristas vamos contribuir para a melhoria do trânsito de Iporá, percebemos a grande falta de sinalização, porém vamos tentar ser mais atentos, e evitar possíveis danos, por imprudência, ou por descumprimento do código nacional de transito.
Deixamos aqui um espaço aberto para você leitor, tirar alguma duvida sobre os funcionamentos das blitz, e das fiscalizações que será realizada, todas as perguntas enviadas, serão encaminhadas aos responsáveis pela campanha de conscientização e fiscalização, e todas as respostas serão publicadas em um futuro texto.
Portanto se ainda resta alguma duvida, esse é o momento de fazê-la ser esclarecida.
Confira abaixo algumas imagens da campanha realizada pela policia militar.
(para ampliar clique na imagem)
{gallery}pm{/gallery}
{jcomments on}