Acompanhe também as nossas redes sociais

Cidades

Piranhas terá núcleo da UEG ainda este ano, diz prefeito

Município aderiu ao Programa UEG em Rede e poderá receber cursos de graduação e pós-graduação.

Publicado

em

Prefeito de Piranhas assinou termo de adesão no início de julho (Foto: Divulgação/DCPP)

A Prefeitura de Piranhas firmou convênio com a Universidade Estadual de Goiás (UEG) para a execução do UEG em Rede, que oferece cursos de graduação e de pós-graduação, além de abrir a possibilidade da realização de projetos de pesquisa e de extensão. O termo de adesão foi assinado pelo prefeito Eric Silveira (Progressistas) no início deste mês, durante uma reunião técnica realizada na Reitoria da UEG, em Anápolis, onde foram apresentadas informações sobre o programa.

Os cursos oferecidos pelo programa UEG em Rede, lançado em junho deste ano pelo Governo de Goiás, são executados pelo Centro de Ensino e Aprendizagem em Rede da UEG (CEAR), em parceria com as prefeituras goianas, utilizando a Educação a Distância (EaD).

Em Piranhas, segundo o prefeito Eric Silveira, será instalado um núcleo municipal, onde a Prefeitura irá disponibilizar um servidor público para atuar como tutor presencial e a estrutura física necessária para atender os estudantes. Além disso, caberá ao Município atrair possíveis interessados e divulgar os vestibulares.

“Estamos definindo os últimos detalhes para podermos anunciar os cursos e o local onde eles serão oferecidos. Teremos uma definição até a próxima semana e a previsão é que o UEG em Rede já esteja ativo em Piranhas no mês de setembro deste ano”, disse Eric.

Os recursos oferecidos pela UEG no Programa serão: Corpo docente e de pesquisa (coordenadores de curso, professores formadores e professores tutores a distância); a plataforma online de Educação a Distância; o acesso individual de cada estudante à biblioteca digital; laboratórios móveis de pesquisa e prática científica e ainda a logística para deslocamento do seu corpo docente aos Polos EaD.

Como vai funcionar?

Os estudantes acessarão os conteúdos dos cursos e realizarão suas atividades por meio da plataforma de Educação a Distância do CEAR|UEG, acessada pela internet. Com isso, poderão estudar nos locais que melhor respondam às suas necessidades.

Na matriz curricular de cada curso são previstos encontros presenciais (um a cada período de 30 a 60 dias), a serem realizados no núcleo municipal de Piranhas do Programa UEG em Rede.

Entre os cursos de graduação que podem vir para Piranhas estão: o Bacharelado em Administração (4 anos); Superior de Tecnologia em Gestão Pública (2 anos) e Licenciatura em Pedagogia (4 anos). Já em relação a pós-graduação constam: Especializações em Gestão Pública; Gestão Pública Municipal e Gestão em Saúde (18 meses casa).

“A educação é a melhor ferramenta de transformação em todas as esferas. Em busca destas transformações, acadêmicos em Piranhas sofrem muito devido à dificuldade do deslocamento para estudar em outros municípios e, infelizmente, a administração ainda não tem orçamento para tal finalidade. Diante destes fatores e da impossibilidade atual de trazer uma universidade, o UEG em Rede se torna uma ótima solução que pode dar mais oportunidades para nossa população ter uma vida melhor através do conhecimento. Ter a oportunidade de me formar mudou minha vida e o meu desejo é que isso possa virar a realidade do máximo de pessoas em nosso Município”, ressaltou o prefeito Eric Silveira.

As informações são do Tribuna Piranhense

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.