Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Brasil e Mundo

PGR denuncia Bolsonaro ao STF por tentativa de golpe de Estado

Publicado

em

O procurador-geral da República, Paulo Gonet, apresentou nesta terça-feira (18) uma denúncia ao Supremo Tribunal Federal (STF) contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e outros 33 envolvidos, incluindo o ex-ministro da Defesa Walter Braga Netto. Segundo a acusação, Bolsonaro e aliados articularam um plano para reverter o resultado das eleições de 2022, vencidas por Luiz Inácio Lula da Silva, e permanecer no poder de maneira ilegal.

A denúncia aponta que Bolsonaro disseminou desconfiança no sistema eleitoral, incentivou tumultos e tentou mobilizar forças militares para impedir a posse do novo presidente. A Procuradoria-Geral da República (PGR) acusa o ex-presidente e os demais denunciados de crimes como tentativa de golpe de Estado, associação criminosa armada e abolição violenta do Estado de Direito.

Agora, a Primeira Turma do STF analisará a denúncia e decidirá se os acusados se tornarão réus no processo. Caso condenados, eles poderão enfrentar penas severas. Bolsonaro, por sua vez, minimizou as acusações e afirmou que não está preocupado com o andamento do caso.

Além da denúncia por tentativa de golpe, Bolsonaro responde a outras investigações, incluindo a apropriação indevida de joias do Estado e fraudes em certificados de vacinação contra a Covid-19. O ex-presidente também foi declarado inelegível até 2030 por atacar a credibilidade do sistema eleitoral brasileiro. Mesmo sem cargo público, ele segue incentivando manifestações contra o governo Lula e defendendo anistia para apoiadores condenados pelos atos golpistas de janeiro de 2023.

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.