Acompanhe também as nossas redes sociais

Cultura

Parcerias para a realização do Gira Festival de Arte são apresentadas a comunidade

Publicado

em

Nessa segunda-feira, 18 de março, os parceiros institucionais do Gira Festival de Arte apresentaram à comunidade de Iporá o resultado das primeiras negociações para a realização do Festival. Universidade Estadual de Goiás – UEG, Secretaria de Estado da Cultura de Goiás – SECULT, Prefeitura Municipal de Iporá e Coletivo Palavra foram representados em um painel realizado na Câmara Municipal.

As parcerias foram reiteradas e detalhadas: a UEG contribuirá com a viabilização de todos os impressos do Festival e a emissão de certificados para as várias atividades que serão desenvolvidas; a SECULT viabilizará a assessoria de comunicação para o Festival e algumas atrações artísticas; a Prefeitura disponibilizará equipamentos e pessoal para a realização dos eventos; e o Coletivo Palavra continuará contribuindo com a estruturação do projeto e a mediação das negociações.

O evento dessa segunda integra o Seminário Produção Cultural Colaborativa, que segue todas as noites, até a próxima sexta-feira. Nesta terça, 19 de março, às 19h, os colaboradores do Festival darão seguimento ao seminário no Colégio Aplicação. Nesse segundo encontro, será debatido o perfil do artista produtor e empreendedor e será exposta a estrutura básica de um projeto cultural. Juntos, os colaboradores também decidirão a data da primeira temporada do Festival, a Gira da Cidade.

Na quarta-feira, o Seminário abordará a produção de manifestações da Arte Contemporânea. São convidados todos os interessados nessas linguagens artísticas. Os organizadores do GIRA abrem mais uma vez a produção do Festival convidando novas pessoas a colaborarem. Nesse dia, o processo de aprendizagem do Seminário se dará a partir da estruturação de alguns eventos do GIRA: Orquestra Automotiva, Tom Maior, Salve!, Loop, Farra da Comunidade e Cinideias.

Na quinta-feira, serão abordadas produções da Cultura Popular. Mais uma vez, o convite é estendido às pessoas da comunidade que queiram colaborar com os eventos do Gira focados em Cultura Popular: Primeiro Ato, Monchão Queimado, Ciranda, Mãos do Cerrado e Fé Menina.

Já na sexta-feira, será abordado o uso de ferramentas de comunicação e mídias digitais em produção cultural. São os chamados espaços ampliados. Nesse dia, serão detalhadas novas atrações do GIRA: Museu Virtual, Narrativa Digital, O Peão e Vitrola. Também serão abordados os espaços de convivência do Festival: Prosa Cultural e Buteco da Gira.

O Seminário acontecerá todas as noites, às 19h, no Colégio Aplicação.

Adriane de Jesus – Produtora de Comunicação

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.