Acompanhe também as nossas redes sociais

Artigos e opinião

Os avanços da Ciência, tecnologia e da moral

Publicado

em

Os conhecimentos científicos disponíveis, hoje, são resultado de estudos realizados por diversas civilizações ao longo do tempo.  Gregos, egípcios, babilônios, maias, portugueses…

Todos interferiram na história da produção científica, seja positiva ou negativamente.  Os babilônios desenvolveram operações matemáticas, os maias (originários do México) contribuíram no campo da astronomia e os egípcios criaram a escrita. Estes são exemplos do avanço científico alcançado por alguns povos.  Não se pode, entretanto, deixar de citar a participação portuguesa no desenvolvimento da navegação. Graças a Portugal, país europeu da Península Ibérica, instrumentos como a bússola foram aperfeiçoados. Sem falar da contribuição que a aventura pelos mares deixou para o progresso da Geografia nos idos de 1400.  Mas a liberdade de conhecimento foi prejudicada pelo fortalecimento da Igreja Católica no século XV. Por meio do Tribunal da Inquisição, religiosos ameaçavam e reprimiam aqueles que fossem contrários à adoção das crenças católicas. Os mais temidos inimigos do Catolicismo, naquela época, eram os intelectuais, indivíduos capazes de produzir conhecimento.  Avançando um pouco no tempo, chegamos ao período compreendido entre 1830 e 1914, que marcou o apogeu do progresso científico. Grandes transformações ocorreram: invenção da energia elétrica, automação das máquinas, crescimento demográfico e progresso da Medicina.  Como fruto da Ciência aparece a tecnologia, que é a aplicação do conhecimento científico na criação de artefatos que possibilitem o controle do universo.

Observamos, ao longo dos anos, quantos aparatos foram inventados graças ao progresso científico-tecnológico. Basta observar nossas próprias casas; nelas, encontramos a televisão, a geladeira, o computador e a máquina de lavar roupa.  Porém, nem tudo é fácil no campo científico. Em vários países, a pesquisa enfrenta a barreira da escassez de recursos, o que gera competição entre os cientistas para a obtenção de dinheiro necessário à realização de suas atividades.  Deve-se falar, também, da forma como a verba destinada à pesquisa é empregada. O progresso científico volta-se, às vezes, para a direção da destruição: armas nucleares são criadas, a poluição ambiental aumenta, o aquecimento global não para e, assim, a humanidade se vê ameaçada por seus próprios inventos. Em termos científicos, a humanidade avança a passos largos, com a Ciência acelerando o progresso tecnológico, proporcionando melhores condições de vida. Embora disponível, a tecnologia não pode ser utilizada por todas as pessoas e, portanto, está longe de ser um bem comum. Aqueles que podem pagar usam os avanços da Ciência, que acumula os conhecimentos de todas as épocas. “Os avanços da Ciência e da tecnologia não lograram ainda transformar o ser humano para melhor. A evolução moral não acompanha a evolução da Ciência. A civilização avança tecnologicamente falando, questões éticas e sociais são discutidas e apresentadas como essenciais para o mundo moderno, mas as questões morais ainda permanecem em plano secundário” Embora na atualidade sejam discutidos temas como responsabilidade social, sustentabilidade, bem-estar-social, preservação ambiental, respeito aos direitos humanos, cidadania e inclusão social, ainda podem ser observados, por outro lado, a incidência do trabalho escravo, o uso da mão de obra infantil e um elevado grau de discriminação na relação entre os homens. Discriminação de raça, de religião, de sexo, de orientação sexual, de classes sociais, de idade e outras mais.  progresso intelectual, científico e tecnológico serve pois para aumentar a sofisticação das armas de guerra, ao invés de facilitar a vida do homem. A história de dominadores e dominados se repete continuamente e o homem não consegue aprender com ela. A tecnologia proporciona o conforto aos que podem pagar pelo seu uso, mas a grande parcela da humanidade sobrevive em estado de miséria, abaixo da linha da pobreza, sem acesso à educação, à saúde e à cidadania.Problemas de fome, de desnutrição, de doenças de toda ordem, de mortalidade infantil ainda persistem e podem ser observados todos os dias, através dos avançados meios de comunicação.
A evolução moral da humanidade será a conseqüência da evolução individual e coletiva dos homens. As conquistas do ser se dão em processo contínuo, na medida em que ele avança iluminando seu espírito, como se fosse uma construção interminável, mas cada vez mais portadores de beleza e harmonia com a Criação.
Adaptação por: Rennio César

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.