Política
Obras de saneamento básico causa transtornos a comerciantes e moradores
Barro, buracos e muita lama. É em meio à sujeira que os moradores de pelo menos duas ruas do centro de Iporá estão vivendo, tudo por causa das obras de implantação da rede de esgoto. A obra está sendo realizada pela Saneago e uma empreiteira contratada pela mesma.
Antes de tudo, é válido lembrar da importância de tal obra para a infra estrutura da cidade e para a saúde dos cidadãos. Porém, muito se tem discutido sobre a postura dos órgãos e empresas responsáveis pela obra, em relação aos moradores e comerciantes que vem enfrentando inúmeros problemas desde o inicio da mesma que já dura cerca de 15 dias.
A empreiteira contratada para realizar a obra, parece não compreender a necessidade de manter a cidade limpa e transitável. Foram abertas algumas valas para que pudesse ser instalada a rede de esgoto na Rua Esmerindo Pereira e na Rua Catalão. Mas para a surpresa dos moradores, as valas nunca foram fechadas, e com as chuvas e a enxurrada, toda a terra retirada dos locais vão parar nas casas, ou então nas vias publicas.
A poucos dias foi necessário a prefeitura praticamente lavar a Rua Esmerindo Pereira, já que a enxurrada levou toda a terra que foi retirada dos buracos. Durante a estiagem, o que antes era lama, torna-se muita poeira, causando problemas para os motoristas, moradores e comerciantes que afirmavam estar impossível suportá-la. A rua estava parecendo uma estrada de chão, especialmente na tarde de ontem depois de uma forte chuva que caiu sobre a cidade.
Outro fator que coloca em dúvida a fiscalização da obra, é a falta de sinalização em todos os buracos abertos. O que era para se tornar um benefício para a população, acaba se tornando em um motivo há mais de atenção e preocupação para os motoristas.
Os comerciantes, para conseguirem facilitar o acesso a suas lojas, tiveram que improvisar passarelas feitas de taboas de madeira, para tentar evitar um pouco de transtornos para os seus clientes .
Os moradores já não conseguem acesso as suas garagens desde o inicio da obra, e necessitam da boa vontade de parentes e amigos para que seus veiculos não amanheçam na rua.
Mesmo sabendo da importância de ser compreensivo com uma obra que trará tantas melhorias à cidade, é inegável a necessidade de uma maior responsabilidade com o bem estar e a segurança da população, notadamente sinalização alguma é vista nos locais onde a obra está sendo realizada.
Ainda não conseguimos falar com o responsável pela obra para saber qual será o posicionamento da empresa em relação às criticas dos moradores e comerciantes que afirmam já não mais suportarem tal situação.
{jcomments on}