Acompanhe também as nossas redes sociais
00

Segurança

Naçoitan poderá receber apoio de mais da metade dos filiados iporaenses

Publicado

em

Mesmo com uma situação eleitoral duvidosa, na convenção do Partido da Social Democracia Brasileira (PSDB) vários partidos manifestaram apoio a Naçoitan Leite sem realizar maiores questionamentos. 

Neste sentido, considerando o número de filiados de cada partido e partindo do pressuposto questionável de que todos os filiados apóiam unânimes os pré-candidatos dos partidos a que estão filiados, apresentamos o peso que estes partidos teriam para a campanha de cada  candidato a Prefeitura de Iporá. As informações apresentadas aqui foram coletadas do site do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e refere-se ao número de filiados por partido político existente em Iporá até maio de 2012.

Por exemplo, o PMDB contaria com 1087 filiados. Outros partidos que apóiam Marconi, mas que até o momento não lançaram pré-candidatos e não optaram por nenhum dos existentes que são o PPS e o PSD contariam juntos com 305 filiados.

O grupo que manifestou apoio a Naçoitan Leite em seu total comporia 2.279 filiados, portanto, apresentando o dobro de filiados em relação ao PMDB. Caso os outros partidos como o PSD e PPS que apóiam o Governo Marconi resolvessem apoiar Naçoitan Leite, este número subiria para 2.584, representando de 9% a 11% do eleitorado iporaense que é de 24.192. E representando de 51% para 58% de todos os eleitores filiados. O grupo de partidos que na convenção do PSDB não se manifestaram e ainda não decidiriam por um dos três, dentre eles o PDT, comporia 476 filiados. 

No gráfico acima, a barra em roxo representa o número de filiados que provavelmente apóiam  Naçoitan Leite. A barra alaranjada representa o número de filiados que apoiariam Naçoitan Leite caso o PSD e o PPS manifestasse apoio a favor do mesmo. A barra azul representa o número de filiados do PMDB e a barra vermelha o número de filiados do PT que é sete vezes menor do que o grupo que manifestou apoio a Naçoitan. A barra verde representa o PPS e o PSD juntos e a outra, aqueles partidos que não se manifestaram por um dos pré-candidatos e que ainda não apresentaram candidatos. Esta análise evidencia o desempenho das campanhas caso Naçoitan Leite venha participar do processo eleitoral.

(João Batista da Silva Oliveira)

Continue lendo
Sugira uma pauta

As mais lidas da Semana

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.