Acompanhe também as nossas redes sociais

Artigos e opinião

Motivação baseada em conhecimento

Publicado

em

Já foi o tempo em que sonhar em prosperar ou acreditar em si mesmo era suficiente para motivar alguém. Sonhos, esperança e autoconfiança são muito importantes para todos nós. Mas novos tempos chegaram.

Além da clássica posição defendida por muitos psicólogos de que ninguém motiva ninguém, estamos vivendo uma realidade bastante diferente das duas últimas décadas do século XX, época em que o assunto motivação surgiu com força total.

Naquele tempo, livros de autoajuda eram produzidos em série. Havia grande expectativa para a virada do século e certo misticismo em torno da chegada de um novo milênio. Havia principalmente, o profundo desejo por dias melhores. Nada mal. É natural que todos nós queiramos dias melhores. Somos merecedores.

No entanto, as bases essenciais da motivação vêm se transformando. Sou palestrante motivacional e há alguns anos pesquiso o comportamento humano por meio de experiências práticas, vivência e estudo. Faço palestras motivacionais em todo o país e no exterior e posso afirmar que não há mais como motivar por meios meramente emocionais.

Explico por que: a motivação provocada somente pela emoção não é duradoura e muito menos sustentável. O que as pessoas precisam para a vida e para os negócios é essencialmente de motivação baseada em conhecimento. Somente enxergando como fazer algo é que realmente poderemos transformar o sonho, a esperança e a autoconfiança em impulso e resultado.

Quanto mais o tempo passa, mais complexo o cenário social e econômico vai ficando. O mercado brasileiro continua cheio de oportunidades. Sobram empregos, faltam profissionais realmente competentes (e não qualificados, como ouvimos falar). Um mínimo de pessoas tem educação financeira. E a maioria das escolas ainda prepara alunos para o vestibular (e não para a vida).

Atitude é muito importante, mas algumas perguntas nos fazem refletir: como é que alguém vai ter motivação para crescer na vida pessoal se ela não souber como fazer o próprio dinheiro e trabalhar a seu favor? O que as pessoas precisam é de educação financeira.

Como é que as pessoas vão ter esperança de dias melhores se não souberem como tornar suas carreiras mais valiosas, na prática? O que as pessoas precisam é de trabalhar no que são boas, no que têm talento e investir em conhecimentos que valorizem a carreira.
Como é que empresários serão motivados se não souberem como fazer para que suas empresas vendam mais e mais? O que empresários precisam é saber como aumentar os lucros e reduzir os custos, além de como transformar suas empresas numa fábrica de inovação contínua.

Chegou a hora do conteúdo prático. Chegou a hora do saber como fazer. Motivação sem conhecimento é mero paliativo. Não é à toa que a Era Atual é chamada de Era do Conhecimento.

É tempo de motivar pelo saber, pelo conteúdo prático e aplicável. O conhecimento é a resposta da humanidade aos seus desafios e, também, a maior alavanca para a verdadeira motivação.

Palestrante Daniel Bizon

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.