Cultura
Manifestação pelo funcionamento da UPA reúne mais de 400 pessoas em Iporá
Seguindo o momento nacional de protestos contra políticos brasileiros, iniciado após a eleição de Renan Calheiros para a presidência do Senado, um grupo de jovens, universitários e moradores realizou na noite desta terça-feira (25) em Iporá, uma manifestação por melhores condições de vida e prestação dos serviços públicos municipal.
A manifestação que segundo a Polícia Militar reuniu mais de 400 pessoas, teve seu inicio no Lago Por do Sol e percorreu as principais ruas e avenidas da cidade. Durante a caminhada que foi realizada de forma pacífica e educada, foram feitas várias paradas e discursos relatando as irregularidades e necessidades do município de Iporá, tais como o funcionamento imediato da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), a desvalorização de algumas classes de trabalhadores públicos, além de um maior investimento em saúde, educação e cultura, a corrupção no Brasil e a proposta de emenda a Constituição que inibe o poder de investigação do Ministério Público conhecida como PEC 37.
O protesto que foi organizado pela internet, através do Facebook, questionou o trabalho dos vereadores da cidade de Iporá como fiscalizador do poder executivo e uma maior atenção do Ministério Público do município em relação a contratos e licitações da prefeitura, como por exemplo a locação de um caminhão de coleta de lixo, por praticamente o valor de um caminhão novo, dentre outros.
Dois prefeitos
Através de cartazes e palavras de ordem, os manifestantes pediam apenas um prefeito em Iporá, situação que segundo os manifestantes tem prejudicado a imagem da cidade perante as cidades vizinhas e do estado, além de ser ilegal. Em paradas os manifestantes questionavam a posição dos vereadores em relação ao fato.
Funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA)
Tido como o principal motivo da manifestação, os presentes na manifestação cobraram o funcionamento da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), que já permanece concluída a quase um ano e no entanto, permanece fechada, a espera de equipamentos. Com um custo da obra de R$ 1,3 milhões de recursos federais, a unidade teria capacidade para atender até 150 pessoas por dia, atendimentos que poderiam amenizar o sofrimento e agilizar o atendimento de pacientes não só de Iporá, mas de toda a região Oeste de Goiás.
Péssima qualidade do asfalto
Outro ponto reivindicado durante o movimento foi ações urgentes em prol da recuperação da malha asfaltica da cidade de Iporá e da região. Há anos enfrentando problemas relacionados a buracos nas vias públicas e nas rodovias que cortam o município, os manifestantes cobraram ações da prefeitura e do governo do estado para colocar um fim nesse problema que tanto tem prejudicado os moradores e produtores da cidade.
Mais apoio ao esporte e a cultura Iporaense
Grupos de atletas e agentes culturais aproveitaram a oportunidade para cobrar uma maior atenção da prefeitura para com a Cultura e o esporte. Diversos jovens skatistas cobraram um local apropriado para a prática da modalidade, assim como outros atletas cobraram mais apoio para as modalidades individuais, já que o futebol tem sido alvo de grandes investimentos públicos, enquanto outras modalidades esportivas permanecem sem qualquer apoio dos poderes executivo e legislativo.
Já os agentes culturais cobraram a criação da Secretaria de Cultura de município e a escolha de um secretário que seja também um agente cultural e que conheça as dificuldades e necessidades dos movimentos culturais existentes na cidade.
Atuação da Policia Militar abrilhanta a manifestação
Se em algumas cidades do Brasil, as manifestações foram marcadas por violência e conflito entre os manifestantes e a Policia Militar, em Iporá, a manifestação ficará marcada pela cordialidade e educação de ambas as partes. Sem um único conflito, a Policia Militar garantiu com grande eficácia e educação a realização do protesto.
Com um grande número de policiais vindo até de outras cidades, a policia organizou o trânsito e acompanhou a manifestação durante todo o trajeto. No final, com palmas, os manifestantes agradeceram a atuação dos PMs durante o protesto.
De acordo com informações dos organizadores da manifestação, será entregue uma lista com algumas necessidades da cidade para o Prefeito de Iporá, Danilo Gleic.