Política
Mais um descaso com a população Iporaense
Um canal a céu aberto que sai do reservatório da Saneago e escoa 24 horas por dia na Rua José Bonifácio no bairro Santa Catarina, setor próspero e de muitas residências, está tirando o sossego dos moradores, dentre eles, a Sra. Irineia que acompanha o crescimento de uma cratera que se formou ao longo dos anos, em frente à sua casa proveniente do canal.
Com a aproximação do período chuvoso, aumenta a preocupação, já que o enxarcamento do solo pode levar o mesmo a ceder causando mais danos aos moradores do local, pois há uma casa a beira do precipício.
O problema já se arrasta há anos sem que nunca tenha sido resolvido. As pessoas que moram no local, vítimas do problema, relataram que já procuraram as chefias da Secretaria Municipal de Saúde e do escritório da Saneago, mas até agora o problema não foi solucionado e os moradores continuam à mercê da sorte.
Os vereadores Devaci Dias e Valdeci Lima, foram convidados por alguns moradores, dentre eles os Srs. Leandro Oliveira, Rosico e Dona Irinéia Pereira, para fazerem uma visita ao local. Ambos ficaram indignados com o descaso das autoridades responsáveis em relação ao problema. As fotografias tiradas no local mostram a lamentável situação, assim como a ameaçadora cratera que avança em direção a uma das residências, faltando poucos metros para ser engolida.
Os vereadores constataram, por conta da água parada, a presença de inúmeros mosquitos que podem ser transmissores de doenças como a dengue e outras decorrentes, além do mau cheiro provocado pela água suja.
Segundo o vereador Devaci Dias que é Geógrafo e preocupado com a questão ambiental, o canal pode contaminar (se é que já não contaminou, o lençol freático), assim como o Ribeirão Santo Antonio, uma importante fonte de água potável que abastece toda a cidade, fato que poderá provocar mortandade de peixes, surtos de doenças de pele, diarréia, e outros imprevisíveis danos ao meio ambiente e à saúde pública.
Sabemos da existência do Instituto Federal (IF), que é uma escola de muita importância para região e que está bem próximo do local, podendo ser visitado pelos insetos, se providencias não forem tomadas com urgência. O que separa esse problema do IF, é a rodovia GO 060.
Os moradores informaram aos vereadores que já fizeram diversas reclamações à Prefeitura de Iporá, por entender que é de competência da mesma apresentar uma solução para o problema, mas até o momento nenhuma providência foi tomada. Esperamos que alguém se comova com a situação, e aja antes que aconteça uma catástrofe.
{jcomments on}