Cultura
Mais que folia, carnaval se torna oportunidade de fortalecimento do turismo em Iporá
Nem mesmo a chuva impediu a população Iporaense e os turistas de cair na folia e aproveitar a programação do CarnaIporá 2013. O evento que é realizado pela Prefeitura Municipal de Iporá, esse ano conta com o apoio do Governo do Estado de Goiás e do Projeto Goiás Turismo, que através de parcerias custeou shows de grandes nomes da música para a programação das festividades em diversas cidades da região.
Ao som de muita música baiana e sertanejo, o Carnaval de Iporá voltou a oferecer para os foliões uma programação composta por grandes nomes da música, além de uma grande estrutura para o evento que recebeu milhares de pessoas nos três primeiros dias de festas.
Além de shows e diversão, o carnaval também tem demonstrado possuir um papel importante para o desenvolvimento do turismo de Iporá. A hotelaria do município do Iporá, por exemplo, está com praticamente todas as reservas fechadas para todo o período de carnaval. Segundo proprietários de três hotéis de Iporá, durante os últimos anos, o período do carnaval não estava sendo lucrativo, devido a baixa qualidade do evento assim como a divulgação na região.
Além da entrada de recursos na economia, a ocupação no carnaval representou nos últimos dias, um crescimento do número de empregos temporários. Hotéis, restaurantes, lanchonetes, ambulantes e diversas outras áreas são beneficiadas com a chegada do evento, que assim como diversos outros realizados durante o ano, servem para fomentar o turismo em Iporá.
Encontros Religiosos em Iporá
Outro fator que é diretamente ligado com o aumento pela procura de hotéis, restaurantes e pontos turísticos de Iporá durante o período de Carnaval, são membros de igrejas evangélicas que realizam encontros entre os jovens durante o período, o que traz para Iporá todos os anos milhares de jovens evangélicos de diversas cidades do estado.
Porém, mesmo com a chegada de milhares de jovens, ainda não foi pensado para o Município de Iporá, um plano de Turismo que vise atender todas as pessoas que visitam Iporá durante esse período. O que poderia explorar ainda mais pontos turísticos de nossa região. Apesar da grande movimentação para a realização do Carnaval no Lago Por do Sol, outros pontos permanecem abandonados, como é o caso d o Parque Ecológico da Cachoeirinha que há décadas os administradores pensam em uma forma de utilizar ou até mesmo preservar o local, porém sem êxito, deixando o local em total abandono e sob utilização de usuários de drogas.
Esperamos que juntamente com o carnaval no Lago, entrem em campo a estratégia, criatividade, a liderança, união e determinação nos próximos anos. Para que o potencial turístico de Iporá seja aproveitado ao máximo, oferecendo para os visitantes oportunidades de conhecer e aproveitar locais de beleza única como o Morro do Macaco e o Parque Ecológico da Cachoeirinha.