Segurança
Lixo é jogado nas proximidades do lago Pôr do Sol
Segundo moradores da região próxima ao lago por do sol, uma quantidade significativa de lixo misteriosamente amanheceu hoje na pista de MotoCross, o lixo que se trata de uma grande quantidade de isopor, foi jogado no local durante a noite. Um dos vizinhos do local disse que comerciantes e moradores têm usado os terrenos baldios e até as margens do córrego Tamanduá para descartarem todos os tipos de lixo e até mesmo animais mortos.
Um dos principais problemas do isopor é sua composição: 98% de ar e 2% de plástico. E se jogado no meio ambiente o isopor pode provocar diversos prejuízos. O isopor pode levar conforme estimativas, 150 anos para se decompor na natureza, a compactação causada pelos restos de isopor prejudica a decomposição de materiais biodegradáveis. E mesmo indo para lixões, estará deixando seu rastro no ambiente por um longo período de tempo.
Se jogado em rios e córregos, as pelotas de isopor –(produto do esfacelamento desse material) são ingeridas por cetáceos e peixes ao serem confundidas com organismos, e muitas vezes, acabam por matá-los.
Atualmente em Iporá existem diversas empresas de reciclagem, além de inúmeros “catadores” de tais materiais. Então procure dar o fim correto a esses materiais que denigrem tanto o meio ambiente.Então quando você cidadão Iporaense decidir desfazer de algum material que possa prejudicar o meio ambiente, pense bastante. Porque mesmo Iporá não possuindo ainda um sistema de coleta seletiva de lixo, devemos fazer a nossa parte, separe o lixo e faça a entrega em seu local correto.
{jcomments on}