Em cima da hora
Leilões de gado são cancelados por causa da greve da Agrodefesa
greve da Agrodefesa que já dura quase 10 dias está causando prejuízos para os pecuaristas e açougues do estado. Na nossa região, leilões foram cancelados. E para emitir a guia necessária para transportar os animais, é preciso viajar para outras cidades.
Guias de trânsito
Sem guia de trânsito para transportar os animais, os leilões também foram cancelados. Esta semana, a Agrodefesa impediu a realização de um leilão no Sindicato Rural de Rio Verde.
Quem cria o gado está com os animais parados na fazenda. “Você planeja vender em uma época do ano e tem que esperar mais. Temos nossos compromissos e temos que honrá-los”, reclama o pecuarista Alcino Peixoto Russinholi. Uma cooperativa de Rio Verde abate cerca de 150 animais por dia e abastece 35 estabelecimentos comerciais da cidade. Segundo o presidente da associação, por causa da greve, eles foram autorizados a abater apenas 30% dessa quantia.
Os membros da associação entraram com uma liminar na Justiça para reverter a situação e ganharam a causa. Mesmo assim, podem ter prejuízo. “Temos quase 130 funcionários que dependem exclusivamente desse emprego. Nós dependemos também desse abate para que possamos cumprir com nossos compromissos”, explica o presidente da cooperativa, Claílton Gouveia de Oliveira.
Reivindicações
Os fiscais e agentes da Agrodefesa pedem reajuste salarial e adequação do plano de cargos e salários. Segundo os trabalhadores, hoje eles recebem abaixo do piso salarial da categoria, que desde 2006 não recebe aumento.
“Até quando vai a greve não sabemos porque isso depende do governo do estado, que tem que abrir negociação com a categoria”, explica o fiscal agropecuária Yure Neumann Pereira Gomes.
De acordo com a Agrodefesa, o governo não sinalizou nenhuma proposta até o momento. Sobre os leilões, os fiscais informaram que vão permitir a realização se os pecuaristas entregarem a documentação com 30 dias de antecedência.

-
Cidadeshá 3 dias atrás
Justiça atende pedido do MP e determina que Prefeitura de Iporá entregue documentos sobre empréstimos consignados de servidores
-
Cidadeshá 3 dias atrás
Ministério Público aciona Prefeitura de Iporá para apresentação de documentos sobre empréstimos consignados
-
Culturahá 7 dias atrás
Advogado é preso suspeito de matar o próprio pai, ex-presidente da OAB em Jussara
-
Cidadeshá 4 dias atrás
Câmara de Iporá rescinde contrato com assessoria jurídica após questionamentos sobre conflito de interesses