Segurança
Jovem visivelmente embriagado provoca grave acidente em São Luís
O ano novo começou mal para o jovem Vinicius Cardoso da Mata, 23. No início da noite do último dia 1º, ele provocou um acidente que por muito pouco não acabou em tragédia. Ao conduzir o GM Celta, placas: HNA-7110, de Belo Horizonte-MG, que pertence a uma locadora, ele avançou à Avenida Araguaia, no cruzamento com a Rua Cidade de Goiás, e colidiu frontalmente com o Ford Fiesta, placas: NVW-3770, de São Luís.
O impacto da batida foi tão forte que o Fiesta virou ao contrário e o Celta quase entrou em uma loja ao lado. Os ocupantes dos dois veículos não sofreram nenhum ferimento grave. Após o choque Vinícius ficou desmaiado no interior do veículo, sendo socorrido por populares. “Acredito que se nós não tivéssemos tirado ele do carro, ele poderia ter morrido asfixiado”, disse um policial civil que ajudou no socorro.
Vinicius da Mata, segundo os policiais militares Cardoso e Cleiton, que atenderam a ocorrência, estava visivelmente embriagado e muito alterado. Os PMs relatam que o jovem se recusou a fazer o teste do bafômetro e não permitiu que sangue fosse extraído para a realização de exame clínico para constatar se estava embriagado ou não. A lei assegura a qualquer cidadão a não produzir provas contra si.
O relatório policial conta que Vinicius, além de não ser habilitado, confessou ter ingerido bebida alcoólica naquele dia e que durante a conversa estava ficou bastante exaltado e mostrou-se bastante arrogante. Os PMs também acusam Vinícius de tentar suborna-los e, em seguida, de desacata-los.
Por dirigir sem habilitação, embriagado e pela tentativa de suborno e desacato, Vinícius, que conversava com os policiais em tom de ironia, vai responder apenas a um Termo Circunstanciado de Ocorrência (TCO). Segundo o delegado Vicente Stábile, faltou elementos para que o jovem pudesse ser autuado em flagrante.
Vinicius Cardoso da Mata, que foi liberado momentos depois do acidente, é filho do controlador interno da Câmara Municipal de São Luís, Israel da Mata, que por sua vez é primo do prefeito do município, Sandoval da Matta. Esta não é a primeira vez que o rapaz se envolve em uma ocorrência policial.
{jcomments on}