Acompanhe também as nossas redes sociais

Cultura

Jaupaci entra na segunda etapa de recuperação do Córrego Taperão

Publicado

em

Em reunião realizada nesta quarta-feira (26/1), os articuladores sociais do Programa Ser Natureza definiram as primeiras ações da segunda etapa de recuperação do Córrego Taperão, em Jaupaci. A revitalização do curso d’água começou pela área da nascente, no final do ano passado, tendo sido providenciados o feitio das curvas de nível, o levantamento de cercas e o plantio de mudas de espécies nativas.
A área de preservação permanente da nascente está localizada em quatro fazendas. Nesses locais, com a concordância de seus proprietários, as curvas de nível foram feitas pela prefeitura, cabendo aos donos da terra o custeio do combustível. Para as cercas, o material necessário foi destinado pelo Centro de Apoio Operacional do Meio Ambiente, a partir de doação feita pela Secretaria Estadual do Meio Ambiente.
Falta apenas uma pequena parte da cerca para ser levantada, o que acontecerá ainda nos próximos dias, quando também será realizado o plantio de mudas de buritis e outras espécies indicadas para o local. O plantio ficará a cargo do grupo de articuladores e alunos do Peti e do Projovem. As mudas serão retiradas no próprio município, em lugar já escolhido pelos articuladores.

Segunda etapa

Com as medidas praticamente concluídas, os articuladores elaboraram o cronograma inicial para as atividades da segunda etapa de recuperação do Córrego Taperão. Na reunião, foi definido que o cercamento e a revegetação vão avançar por mais cinco propriedades, numa extensão de cerca de dois quilômetros.
Para isso, articuladores e Joaquim da Rocha, técnico da Emater, órgão parceiro do MP nas ações de recuperação, irão mapear as propriedades. O trabalho incluirá o levantamento dos nomes dos proprietários e a medição da área a ser cercada, com a indicação do número de postes, a quantidade de arame e outros materiais que serão utilizados. O técnico fará a avaliação sobre a necessidade de curvas de nível nos terrenos.
De acordo com o plano de ações, no dia 23 de fevereiro, quando todo o levantamento já estiver pronto, articuladores e proprietários terão um encontro para negociar a execução dos trabalhos.
Animados com o bom andamento das atividades recuperatórias, os integrantes do movimento Verde Água Renascente e atuais articuladores locais confeccionaram uma placa contendo o nome dos participantes e seus apoiadores. Com o slogan “Água para as Futuras Gerações”, a placa será instalada ainda esta semana na zona urbana da cidade. (por: MP )

 

{jcomments on}

Continue lendo

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.