Acompanhe também as nossas redes sociais

Política

Iporá: Três ex-prefeitos, ex-vereadores e ex-gestores são incluídos na lista de ficha sujas do TCM/GO

Publicado

em

Para auxiliar a Justiça Eleitoral na apuração dos delitos eleitorais, O TCM/GO entregou, no último sábado (5), ao Tribunal Regional Eleitoral de Goiás (TRE/GO), a lista de gestores públicos que tiveram as contas julgadas irregulares ou com parecer pela rejeição, nos últimos oito anos . A relação vai embasar a decisão do TRE sobre a inelegibilidade ou não de cada gestor que estiver disputando as eleições de outubro.  
 
Na lista do TCM GO constam nomes de 2.274 agentes políticos  de Goiás que, por “irregularidade insanável e por decisão irrecorrível” da Corte,  tiveram as contas de gestão julgadas irregulares e  as contas de governo com Parecer Prévio pela rejeição. O documento do TCM contém 124 páginas.

Ex-prefeitos José Antônio (PMDB), Iron Alves Guimarães (PSDB) e Valdion Marques (PT) tiveram as contas julgadas irregulares pelo TCM
Oito nomes de Iporá integram a lista, dentre eles, três são ex-prefeitos do município, José Antônio Sobrinho, Iron Alves Guimarães e Valdion Januario Marques. Consta na lista ainda, os ex-vereadores Devaci Dias, Orosino da Rocha Ribeiro e Roberto Gonçalves Cunha, além da ex-Secretária de Saúde de Iporá, Lucélia Borges de Abreu Ferreira e a ex-gestora do IPASI Lílian Silva da Mata.

 Inelegibilidade
Uma das punições imposta aos gestores e ex-gestores que tiveram contas desaprovadas pelo órgão, é a de não poderem disputar eleições a cargos eletivos, já que a Lei da Ficha Limpa determina; a inelegibilidade, dos agentes públicos que tiverem suas contas relativas ao exercício de cargos ou funções públicas rejeitadas por irregularidade insanável que configure improbidade administrativa, por decisão irrecorrível do órgão competente. O interessado pode concorrer apenas se essa decisão tiver sido suspensa ou anulada pelo Poder Judiciário.”

Continue lendo

Em Goiás

Sugira uma pauta

É expressamente proibido a utilização do conteúdo aqui publicado em mídias on-line ou impressas. Diário do Interior | Todos os direitos reservados.