Cultura
Iporá tem o melhor IDH municipal da região Oeste de Goiás e o 15° de Goiás, diz Pnud
Iporá tem o melhor Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDHM) da Região Oeste de Goiás e a 15° do Estado. A cidade tem índice de 0.743. A informação foi divulgada nesta segunda-feira (29) pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud) intitulado “Atlas do Desenvolvimento Humano no Brasil 2013”.
O IDH mede o nível de desenvolvimento humano de determinada região. Esta foi a terceira vez que o órgão da ONU realizou o levantamento sobre a situação nos municípios do país – outras duas edições da pesquisa foram divulgadas em 1998 e 2003.
No atlas de 2013, o IDH foi calculado com base nos dados do censo demográfico de 2010 do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). No atlas de 2003, as informações são as do censo de 2000, e, para 1998, a base de dados foi a de 1991. No entanto, neste ano, o Pnud mudou os critérios de aferição do índice e atualizou os dados dessas duas pesquisas anteriores com base em novos critérios.
O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal vai de 0 a 1: quanto mais próximo de zero, pior o desenvolvimento humano, quanto mais próximo de um, melhor. O índice considera indicadores de longevidade (saúde), renda e educação. Segundo o estudo, Iporá tem IDHM de 0.743. Considerando conjuntamente os dados de toda a população do país e o IDHM do Brasil é de 0,727, a avaliação da cidade de Iporá foi considerada pelo estudo como “alta” (entre 0,700 e 0,799).
Região
Ainda de acordo com o levantamento, Iporá ficou com a 1ª colocação na região, seguido da cidade de Jussara também com o IDHM de 0.743. Aragarças ocupa a 29ª colocação, com IDHM 0,732. Em 32º lugar está a cidade de São Luís de Montes Belos (IDHM 0,731), Diorama ficou em 36º com IDHM 0,729. A última colocação da região ficou com a cidade de Doverlândia na 198°, com 0.668, considerado média a faixa de desenvolvimento humano.
Educação
Além do índice geral, a cidade de Iporá está na 18 º colocação dos municípios Goianos classificados como de ‘muito alto desenvolvimento’ em educação, segundo os dados divulgados pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (Pnud). Aparecem na frente de Iporá nesse grupo os municípios de Diorama, 6 ª melhor cidade do estado de Goiás e a primeira da Região Oeste de Goiás na educação. Aragarças em 12° e São Luís de Montes Belos em 17° também aparece na frente na cidade de Iporá na avaliação de Educação.
Para medir o IDHM, são considerados indicadores de educação, saúde e renda. Em relação à educação, são computados dados de escolaridade da população adulta e a inclusão da escola entre crianças e jovens. Aqueles que aparecem com índices superiores a 0,8 entram na classificação como de ‘muito alto desenvolvimento’. Em quarto lugar entre os municípios brasileiros e primeiro entre as capitais, Vitória aparece com IDHM de educação de 0,805.
A escolaridade da população adulta foi medida pelo percentual de pessoas com 18 anos ou mais de idade com fundamental completo e tem peso 1. O fluxo escolar dos jovens foi medido pela média aritmética do percentual de crianças entre 5 e 6 anos frequentando a escola, do percentual de jovens entre 15 e 17 anos com ensino fundamental completo e do percentual de jovens entre 18 e 20 anos com ensino médio completo tem peso 2. A média geométrica desses dois componentes resulta no IDHM Educação.
Renda
O estudo também mostrou a dificuldade que o município de Iporá e a região Oeste de Goiás enfrenta na geração de empregos e renda. Iporá foi classificado a nível estadual na 29° posição e em 2° em nível regional, atrás apenas do município de Jussara, 6° colocada no ranking estadual. São Luís de Montes Belos foi classificado na 39° colocação no ranking estadual.
Longevidade
Para o IDHM Longevidade, o único índice é o indicador “esperança de vida ao nascer”. Quanto mais a expectativa de vida se aproxima de 85 anos, mais o IDHM Longevidade se aproxima de 1. Quanto mais a expectativa de vida se aproxima de 25 anos, mais o IDHM Longevidade se aproxima de zero. Iporá foi avaliado na 39° posição do estado.
Na região, o município mais bem avaliado foi Piranhas que terminou em primeiro lugar no ranking regional e em 20° estadual.
Veja aqui o IDHM do seu município: