Política
Iporá poderá sediar unidade de reciclagem
Depois de Palestina de Goiás, Iporá esta sendo cotada para sediar outra unidade de reciclagem no Oeste Goiano, num primeiro contato entre o empresário Carlos Freitas e o prefeito José Antônio na manhã desta terça-feira (27), estes discutiram as possibilidades para implantação no município, bem como as vantagens deste empreendimento para geração de empregos e a promoção de políticas ambientais.
As Unidades de Reciclagem Integral de Resíduos representam o que há de mais moderno em termos de tecnologia na Gestão Integrada de Resíduos e isto é o objetivo de Carlos Freitas, promover uma coleta seletiva de papéis, plásticos, metais e produtos orgânicos na cidade, instalada no lixão e posteriormente industrializá-los.
A produção de energia elétrica era monopólio estatal até bem pouco tempo no Brasil, mas agora com mudanças na lei tornou-se possível a produção de energia elétrica a partir do lixo orgânico com o envolvimento da iniciativa privada e parcerias como esta que poderá ser feita entre a prefeitura de Iporá e o empresário Carlos Freitas, se consolidado Iporá poderá ser pioneiro em Goiás na produção de energia elétrica com base em resíduos orgânicos.
Outra ação do projeto será a coleta seletiva nas residências de óleos e gorduras em troca por barras de sabão, os óleos passaram por um processo e terão como produto final o Biodiesel, o qual substituirá parcialmente ou até mesmo completamente o combustível da frota da prefeitura.
Animado com as propostas o prefeito José Antonio disse “que todo o empenho será feito para o desenvolvimento de nossa região”. Outro fato que preocupa a todos é quanto à educação ambiental que necessita passar por um processo de conscientização nas residências de cada um dos Iporaenses.
Mas tudo isso ainda passara por diversas conversações e ainda pela formulação de um projeto. Mas e você leitor o que acha da proposta?Deixe sua opinião.
{jcomments on}